Entomologia divulga resultado final de processos seletivos regular e extraordinário

Já está disponível o resultado final do Processo Seletivo 2024/2 do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, com vagas para o mestrado e o doutorado, e do Edital Extraordinário, que ofertou uma vaga para o mestrado.

Clique aqui para ver o resultado do Processo Seletivo regular.

Clique aqui para ver o resultado do Edital Extraordinário.

Por meio do processo seletivo regular, o PPG abriu cinco vagas de mestrado e outras cinco de doutorado. O número de bolsas depende da liberação pelas agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG). 

As aulas do segundo semestre letivo terão início em cinco de agosto.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Divulgada lista de disciplinas para o segundo semestre

Já está disponível a lista de disciplinas programadas pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia para o segundo semestre letivo de 2024. No documento, também constam informações como os horários das aulas e o nome do professor ou professora que vai ministrar o curso.

Veja aqui o documento.

Para conhecer as ementas, clique aqui.

As aulas do segundo semestre letivo de 2024 têm o início previsto para 05 de agosto.

Foto: Fred Salles

Og de Souza apresenta palestra na Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha


O professor Og de Souza, orientador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, apresentou na Espanha a palestra “Tudo o que você precisa saber sobre método científico”, com a qual ele já esteve em diversas universidades brasileiras. Desta vez, na Faculdade de Ciências Ambientais da Universidade de Castilla-La Mancha, em Toledo, Og falou a alunos e professores sobre o tema, que é também desenvolvido na disciplina que ele oferece aos estudantes de pós-graduação em Viçosa. 

O convite partiu do professor José Luis Yela García, com quem Og trabalhou na época de seu doutorado, no Imperial College, na Inglaterra. “A intenção dele era abrir os olhos do pessoal da graduação para a necessidade de pensar com lógica e aplicar essa lógica na formulação de métodos científicos. Mostrar que hipótese não sai do nada, existe um método. A ideia era alertá-los, o quanto antes, para quando estiverem na pós-graduação e precisarem lidar com essas questões”, explica Og. 

O conteúdo apresentado pelo professor na Espanha é parte da disciplina “Natureza da Pesquisa e Pós-graduação” (ENT 601) e constantemente debatido também em seu site, onde Og reúne textos e apresentações referentes ao tema. “É um assunto que eu domino bem, sobre o qual já falei muito para cientistas de diversas áreas. O título da palestra é bastante ambicioso, mas eu faço de propósito, é uma provocação”, conta o professor. “Existe um problema constante nessa coisa de método científico, que é o fato de as pessoas reduzirem isso a estatística, pura e simplesmente. Então, toda vez que se fala em método científico, pensa-se em delineamento experimental, mas isso é só um pedacinho da história, não é o mais importante que você precisa saber. Em resumo, o que é preciso saber é pensar com lógica. É ter pensamento crítico aplicado ao raciocínio científico.”

Esta foi a primeira vez que Og esteve na Universidade de Castilla-La Mancha. No Brasil, ele já apresentou esta mesma palestra nas universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Ceará (UFC), Estadual da Paraíba (UEPB), Federal Rural de Pernambuco (UFRP), e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Publicado resultado parcial do Processo Seletivo 2024/2

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia publica nesta segunda, 03 de junho, o resultado parcial do Processo Seletivo 2024/2, com vagas para o mestrado e o doutorado. As notas referem-se à prova escrita, aplicada em 24 de maio.

Veja aqui o resultado!

O edital, com todas as informações sobre o processo, pode ser lido neste link. 

O PPG abriu cinco vagas de mestrado e outras cinco de doutorado. O número de bolsas depende da liberação pelas agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG). 

Os aprovados nesta etapa passarão para a Avaliação de Currículo e a Arguição Oral, em datas a serem informadas aos candidatos por email.

O resultado final deve ser divulgado a partir do dia 01 de julho, e as aulas terão início em 05 de agosto. 

Atualizações importantes sobre o processo seletivo e documentos de referência para os candidatos serão postados neste site, na seção Inscrição.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Publicada lista de inscritos para vagas de mestrado e doutorado

Já está disponível a lista de inscrições confirmadas para o Processo Seletivo 2024/2, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia.

Veja a lista aqui!

O edital, com todas as informações sobre o processo, pode ser lido neste link. 

Para o segundo semestre deste ano, o PPG tem em aberto cinco vagas de mestrado e outras cinco de doutorado. O número de bolsas depende da liberação pelas agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG). 

A primeira etapa do processo seletivo será a realização de uma prova escrita, em 24 de maio, via Google Forms. As orientações serão enviadas aos candidatos, por email, na véspera da prova.

Os aprovados nesta etapa passarão para a Avaliação de Currículo e a Arguição Oral, entre os dias 03 e 07 de junho. Todos os detalhes das avaliações e outras informações importantes para os candidatos estão descritas no edital.

O resultado final deve ser divulgado a partir do dia 01 de julho, e as aulas terão início em 05 de agosto. 

Atualizações importantes sobre o processo seletivo e documentos de referência para os candidatos serão postados neste site, na seção Inscrição.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves