Insetos em Cena leva divulgação científica à Feira Livre de Viçosa
A XI edição do projeto Insetos em Cena levou ciência para a Feira Livre de Viçosa, no último sábado. A iniciativa é promovida por estudantes da disciplina de Fisiologia de Insetos, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia.
A intenção é aproximar a universidade da comunidade ao compartilhar conhecimentos sobre a diversidade dos insetos e sua importância para os ecossistemas naturais e agrícolas. O público, composto por agricultores, feirantes, famílias e crianças presentes na feira, teve a oportunidade de conhecer diferentes grupos de insetos, compreender seus papéis ecológicos e esclarecer dúvidas sobre espécies de interesse agrícola, ambiental e urbano.
Nesta edição, foram abordados quatro temas principais: identificação de pragas em olericultura e fruteiras; insetos urbanos; insetos aquáticos; e insetos benéficos, como polinizadores e inimigos naturais de pragas. As atividades foram conduzidas pelos pós-graduandos Eduardo Baeta Gurgel Rodrigues, Emílio de Souza Pimentel, Guilherme Vianna, Lucas Bretas Barbosa, Michelly Yumi Ferreira Otsuka e Pedro Bento da Silva, vinculado ao PPG Entomologia, além de Igor Ferreira Amaral, que é aluno do PPG Ecologia.
As atividades práticas permitiram ao público observar insetos vivos, acondicionados em placas de Petri, em diferentes estágios de desenvolvimento, além de exemplares preservados em caixas entomológicas do Museu de Entomologia. Também foram distribuídos folders ilustrados, que abordaram espécies frequentemente encontradas em ambientes domésticos, com a proposta de desmistificar a percepção negativa associada a muitos desses organismos.
Para apresentar os insetos aquáticos, foram utilizadas caixas entomológicas e um aquário contendo exemplares representativos desse grupo, destacando sua diversidade e seu papel como importantes indicadores da qualidade ambiental.Já o espaço dedicado aos insetos benéficos contou com caixas didáticas de abelhas nativas, que permitiram demonstrar a organização social desses polinizadores e reforçar a importância de sua conservação.
Processo Seletivo 2026/02: veja o resultado final
O Programa de Pós-Graduação em Entomologia publica neste link o resultado final do Processo Seletivo 2026/02, que oferece vagas de mestrado e doutorado.
O documento traz a nota final dos candidatos, após análise de recursos da prova escrita. Os selecionados ingressarão no programa no segundo semestre letivo de 2026, previsto para ter início em agosto.
Foram selecionados cinco alunos para o mestrado e cinco para o doutorado.
Outras informações e orientações sobre o Processo Seletivo 2026/02 podem ser lidas no edital.
Foto: Frederico Salles
Processo Seletivo 2026/02: publicado resultado da prova escrita
Está disponível neste link o resultado da primeira etapa do Processo Seletivo 2026/02, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia.
O documento indica os candidatos ao mestrado e ao doutorado que foram aprovados para a etapa de arguição oral, que será realizada nos dias 24 e 25 de junho. Além disso, no mesmo documento estão publicadas detalhes das notas por questão e exemplos de respostas com nota máxima.
Os horários e demais orientações serão informados diretamente aos candidatos, por email.
Estão sendo oferecidas 8 vagas – quatro para o mestrado e quatro para o doutorado. A quantidade de bolsas disponibilizadas dependerá da liberação pelas agências de fomento (CAPES, CNPq ou FAPEMIG).
Outras informações e orientações sobre o Processo Seletivo 2026/02 podem ser lidas no edital.
Os aprovados vão ingressar nos cursos de mestrado e doutorado em agosto de 2026.
Atualizações importantes sobre o processo seletivo e documentos de referência para os candidatos serão postados neste link.
Foto: Frederico Salles
VII Workshop sobre Insetos Sociais tem inscrições abertas
A sétima edição do Workshop sobre Insetos Sociais vai acontecer em Viçosa, entre os dias 14 e 16 de outubro. O evento é organizado por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, com orientação dos professores José Serrão, Og de Souza, Lucas Paolucci e Simon Elliot, em parceria com a Seção Brasileira da International Union for the Study of Social Insects (IUSSI SecBras). Também fazem parte da equipe de organização estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural.
A iniciativa reunirá pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais interessados no estudo de abelhas, formigas, vespas e cupins. A proposta é fortalecer a integração da comunidade científica brasileira dedicada aos insetos sociais, promovendo intercâmbio de conhecimentos, formação de redes de colaboração e discussões interdisciplinares sobre temas atuais e estratégicos da área.
As inscrições já estão abertas. Até o dia 30 de junho, os valores são R$ 30 para estudantes de graduação, R$ 70 para pós-graduandos, R$ 150 para profissionais e R$ 30 para professores da educação básica.
As submissões de trabalhos também já podem ser feitas e seguem até o dia 30 de agosto. Os resumos e apresentações serão organizados em cinco áreas temáticas: Abelhas, Formigas, Vespas, Térmitas e Outros. O workshop representa uma importante oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação apresentarem resultados de pesquisa em sessões de pôsteres e apresentações orais, ampliando a troca de experiências entre diferentes grupos de pesquisa do país.
A programação inclui minicursos, oficinas, mesas-redondas e palestras ministradas por professores e pesquisadores de destaque no Brasil. Entre os temas abordados estão morfologia, fisiologia, ecologia comportamental, genética e genômica, taxonomia, evolução, ecologia de paisagens, química ecológica, declínio de polinizadores, controle biológico de pragas e difusão do conhecimento científico.
Além de incentivar a formação de novos pesquisadores e aproximar diferentes gerações de cientistas, o VII Workshop sobre Insetos Sociais contribui para ampliar a visibilidade nacional e internacional das pesquisas desenvolvidas no Brasil na área de entomologia, consolidando a UFV e as instituições parceiras como referências em ciência e inovação no estudo de insetos sociais.
Pela primeira vez sediado em Viçosa, o workshop se soma às comemorações pelos 100 anos da UFV.
Visita inédita ao Sirius aproxima estudantes de uma das maiores infraestruturas científicas do mundo
Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia (PPG Entomologia) participaram de uma visita inédita ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP), durante as atividades da disciplina especial “Digital Morphology: X-ray Imaging, Data Processing, and Analysis”, ministrada pelo pesquisador alemão Thomas van de Kamp. A experiência permitiu que os participantes conhecessem de perto uma das mais avançadas infraestruturas científicas do mundo e utilizassem tecnologias de imagem por raios X aplicadas às suas próprias pesquisas.
O LNLS integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e é responsável pela operação do Sirius, considerada uma das mais modernas fontes de luz síncrotron do mundo. A instalação possibilita investigações detalhadas sobre a composição e a estrutura da matéria, contribuindo para avanços em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, agricultura, saúde e meio ambiente.
A visita teve caráter especial para o grupo, que pôde acompanhar todas as etapas do processo de análise em uma das linhas de luz do Sirius. Segundo o professor Frederico Salles, a experiência superou as expectativas dos participantes. “Todos saíram muito satisfeitos e impressionados com o que vimos no CNPEM. Os estudantes certamente tiveram muitos motivos para se orgulhar da ciência que é feita no país. E melhor, viram que suas pesquisas podem se beneficiar de uma estrutura de ponta e totalmente à disposição deles”, destacou.
Um dos momentos mais marcantes da visita foi a oportunidade de analisar amostras levadas pelos próprios estudantes. “Cada um levou materiais de seu interesse, e todas as amostras foram analisadas durante nossa estada. Ver o objeto do seu estudo sendo investigado de uma forma tão moderna e saber que esses dados terão tantas implicações é realmente fantástico”, afirmou o professor.
Ciência de ponta aplicada à entomologia
Para a doutoranda Rhiala Gomes Albergaria, a visita ao Sirius representou uma oportunidade única de ampliar sua visão sobre as possibilidades da pesquisa científica. “Ver de perto a estrutura do laboratório e entender como a luz síncrotron é utilizada para investigar materiais, organismos e estruturas em escala microscópica amplia muito a nossa visão sobre as possibilidades da ciência. Essa experiência reforça como diferentes áreas do conhecimento trabalham juntas para responder perguntas complexas”, relatou.
Durante a atividade, a estudante pôde analisar, em três dimensões e de forma não destrutiva, uma estrutura presente no coração da abelha Melipona quadrifasciata, sem a necessidade de dissecação. Segundo ela, a experiência complementou o aprendizado obtido em outras técnicas de imagem utilizadas na pós-graduação e abriu novas perspectivas para futuras investigações.
A mestranda Iâmara Pereira compartilha da mesma percepção. Para ela, a experiência foi inspiradora tanto pela qualidade da estrutura quanto pelo caráter interdisciplinar das atividades desenvolvidas. “Estar em um ambiente onde a pesquisa científica é tão valorizada e bem estruturada foi muito motivador, quase um paraíso para quem faz ciência. Foi especialmente interessante trabalhar ao lado de pesquisadores das ciências exatas aplicando seus conhecimentos a questões da entomologia. Poder olhar para perguntas que surgem na biologia sob a perspectiva da física e da matemática ampliou bastante minha forma de pensar a pesquisa”, disse.
A estudante, que trabalha com insetos aquáticos, conta que nunca havia imaginado a aplicação de técnicas de raios X em sua área de estudo. “Foi muito interessante perceber como diferentes áreas do conhecimento podem dialogar e abrir novas perspectivas para perguntas científicas”, destacou.
Novas possibilidades
Embora a visita fosse uma atividade complementar e não obrigatória da disciplina, todos os estudantes optaram por participar. O professor acredita que a aproximação com o LNLS poderá gerar benefícios duradouros para a UFV. “São muitas as aplicações dessa tecnologia. Nossas pesquisas com morfologia externa, morfologia interna e sistemática de insetos aquáticos serão muito beneficiadas. Além disso, essa parceria abre portas para todos o PPG Entomologia e para toda a Universidade”, afirmou.
Para os participantes, a visita também reforçou a importância de valorizar a ciência produzida no Brasil. “É incrível pensar que temos aqui um acelerador de partículas tão potente e uma infraestrutura científica desse nível, acessível a pesquisadores de todo o país”, observou Iâmara.
Programa de Pós-Graduação em Entomologia