Artigo de professores da UFV fica entre mais acessados do mundo em revista do grupo Nature

Eugenio e Maria Augusta

“Pelo menos três quartos de tudo o que a população mundial come depende do trabalho de insetos como polinizadores de plantas. As abelhas são os principais polinizadores e são fundamentais para garantir produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas. O problema é que elas estão morrendo em proporções alarmantes. Em todo o mundo, pesquisadores estão avaliando as causas da mortalidade e os prejuízos para a segurança alimentar planetária. Na UFV, um estudo inédito, que está entre os mais acessados do mundo na área de ecologia, identificou uma possível causa pouco conhecida do extermínio das abelhas: os campos eletromagnéticos.

O artigo Extremely Low Frequency Electromagnetic Fields Impair the Cognitiv and Motor Abilities of Honey Bees, publicado pelos professores Eugênio Eduardo Oliveira, do Departamento de Entomologia, e Maria Augusta Lima, do Departamento de Biologia Animal, é o 35º entre os cem artigos mais acessados em 2018 na área de Ecologia. Por isso, eles receberam o selo Top 100 in Ecology 2018, emitido pelo periódico científico Scientific Reports, do grupo Nature. O trabalho é fruto de um projeto desenvolvido pelos professores da UFV em parceria com pesquisadores da University of Southampton, na Inglaterra“. Leia a matéria na íntegra no Portal da UFV 

Fonte: Divulgação Institucional UFV

Egresso da Entomologia UFV toma posse como professor da Universidade Federal do Acre

Farley UFAC

Rio Branco, a capital do Acre, acaba de receber o mineiro Farley William Souza Silva  para atuar como professor universitário federal. Após prestar concursos em dez diferentes estados brasileiros, e ficar classificado em vários deles, o doutor em Entomologia tomou posse no dia 6 de junho, na Universidade Federal do Acre (UFAC). O mineiro assumiu a vaga ocupada até fevereiro deste ano pelo também egresso do PPG em Entomologia da UFVTiago Georg Pikart.

Foram cinco anos entre a conclusão do doutorado e a nomeação em um concurso público. Apesar do desgaste vivenciado nesse período, Farley não desanimou, nem mesmo diante do cenário atual nada encorajador para quem almeja uma vaga efetiva no serviço público. “É um momento delicado, pois as perspectivas de investimento em ensino e pesquisa não são das mais animadoras. Além disso, há muitos profissionais extremamente qualificados tentando as poucas vagas que são oferecidas nos concursos. Mas não adianta desanimar. Se o sonho é ser professor de uma instituição de ensino federal, tem que se preparar e tentar que uma hora dá certo”.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Farley fez mestrado (2010) e doutorado em Entomologia (2014) na UFV, com período sanduíche na Queen’s University of Belfast, sob a orientação da pesquisadora Sheena Cotter. Após a conclusão do doutorado, ele atuou como pós-doc na UFV até 2018, sob a supervisão do professor Simon Luke Elliot, seu orientador desde o mestrado e quem não esconde a felicidade pela atual conquista do seu antigo orientado. Desde o início da pós-graduação, Farley vem se dedicando ao estudo das interações inseto-microrganismos nas mais diferentes vertentes, como: ecologia imunológica, comportamento e morfologia interna de insetos.

Farley UFAC 1

Antes de tomar posse na UFAC, Farley estava trabalhando como professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). “Iniciei a docência nessa instituição em 2018, ficando até maio de 2019. No período em que estive na UEMG, orientei dois estudantes de Iniciação Científica e uma monografia de conclusão de curso, todos no curso de Agronomia”.  Além da UEMG, Farley também ficou classificado em concursos de outras cinco instituições. “Foram várias participações em concursos, em Universidades e Institutos Federais. Tentei concursos em Minas Gerais, Goiás, Mato Grasso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Tocantins e Bahia”.

Encerrando essa fase de tentativas e expectativas, a tão aguardada convocação veio da região Norte. Recém-empossado na UFAC, o novo professor almeja construir uma sólida carreira docente e seguir fazendo aquilo que sempre desejou: “O primeiro plano é estruturar bem as aulas que ministrarei, provavelmente, para três cursos: Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. Posteriormente, quero me cadastrar em algum dos cursos de pós-graduação da UFAC, como: Agronomia: Produção Vegetal e Ecologia e Manejo de Recursos Naturais. E continuar minha caminhada na pesquisa, que sempre foi minha paixão, desde que comecei a fazer estágio no laboratório do professor Germano Leão Demolin Leite, no segundo semestre da minha graduação em 2003. Poder trabalhar com o que gosto, ensino e pesquisa, é um sonho que poderei realizar a partir deste ano” – comemora.

Quinta edição do Bar com Ciência será realizada nesta quinta-feira

Bar com Ciência_2019

Nesta quinta-feira, dia 13, às 18h30min, na hamburgueria Távola Lúdica, será realizada a 5ª edição do Bar com Ciência, com o tema “Provocações Entomológicas”. Num bate papo descontraído sobre fisiologia dos insetos, serão abordados: Inteligência artificial e neurofisiologia, Mitos e Verdade Entomológicas e Insetos na alimentação. O evento realizado todos os anos em Viçosa (MG), busca levar temas científicos para a comunidade e discuti-los em “linguagem acessível e de forma interativa”.

 Lembrando que a Távola Lúdica fica na Rua dos Estudantes, 204 – Loja 01, no Centro de Viçosa. Participe!

Bar com Ciência 2019

Seminários do dia 13 de junho

_DSC4673

Nesta quinta-feira, dia 13, às 16h30min, no auditório do Bioagro, serão apresentados dois seminários:

 Seminário: Manipulando o comportamento com vibrações transmitidas pelo substrato

Discente:  Thais Coffler

Artigo: Substrateborne vibrations disrupt the mating behaviors of the neotropical brown stink bug, Euschistus heros: implications for pest management 

Seminário: Traumas na infância influenciando a vida materna

Discente:  Fernanda Pereira Andrade

Artigo: Maternal effects across life stages: larvae experiencing predation risk increase offspring provisioning 

Entomologia UFV oferece bolsa para pós-doutorado

_DSC6073

Entomologia UFV está selecionando um candidato para pós-doutorado, com bolsa financiada pela CAPES, através do Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD). Os interessados devem se inscrever por e-mail, no período de 6 a 21 de junho de 2019.

A bolsa terá duração de 12 meses, compreendendo o período de julho de 2019 a junho de 2020. Para saber mais, leia o Edital 01/2019 de Seleção de Bolsista PNPD/Capes