Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal recebe inscrições de candidatos

Aula Elisângela Fidelis

O Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV está recebendo inscrições de candidatos para o Processo Seletivo 2018/2. São oferecidas 17 vagas, destinadas a profissionais graduados nas ciências agrárias e áreas afins, que tenham interface com a defesa sanitária vegetal. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 2 de julho, apenas pela internet.

O  curso é estruturado de forma a permitir que o aluno concilie suas atividades profissionais com os estudos, possibilitando, inclusive, que o aluno aplique no seu local de trabalho o conhecimento adquirido nas aulas.

O Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal tem duração de dois anos e as disciplinas são oferecidas em módulos condensados, durante encontros presenciais realizados no campus da UFV, em Viçosa (MG). Além das aulas presenciais, os alunos recebem ensinamentos em ambiente virtual, ao longo dos semestres.

Além de utilizarem toda a infraestrutura da Universidade para as atividades de ensino e pesquisa, os alunos ainda contam com a orientação de professores da UFV. O corpo docente é composto na sua maior parte por professores dos departamentos de Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia e Economia da UFV. Reforçando o time de orientadores, conta também com pesquisadores da Embrapa e Epamig.

As aulas da próxima turma do Mestrado Profissional terão início no dia 6 de agosto de 2018.  Para saber mais, leia o Edital do Processo Seletivo 2018/2

Paquistão, Colômbia e 13 cidades brasileiras terão locais de prova do Processo Seletivo 2018/2

_DSC5109

Na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, 41 candidatos espalhados pelo Brasil e em outros dois países participarão da primeira etapa do Processo Seletivo 2018/2.  PaquistãoColômbia e 13 cidades brasileiras terão locais de aplicação da prova escrita da seleção do PPG em Entomologia da UFV. Ao mestrado, 21 candidatos se inscreveram para as sete vagas ofertadas. Para o doutorado, 20 candidatos concorrem a três vagas.

Em Viçosa (MG), a prova escrita será aplicada das 8 às 11h30min (horário local), na sala 201 do PVA, no Campus da UFV. Os candidatos que vão fazer a prova em outras cidades podem conferir no link abaixo os locais de aplicação.

 Locais de aplicação da prova escrita

Inscrições confirmadas:

  Candidatos ao doutorado

  Candidatos ao mestrado

Entomologia seleciona candidato para pós-doutorado

_DSC9215

O PPG em Entomologia está recebendo inscrições para a seleção de um candidato para pós-doutorado, com bolsa financiada pela CAPES, através do Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD). A bolsa terá duração de oito meses, com início no mês de maio e término em dezembro de 2018.

O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) estrangeiro residente no exterior, sem vínculo empregatício.

Os candidatos poderão se inscrever até o dia 1º de maio. Para mais informações, leia o Edital 01/2018 de Seleção de Bolsista PNPD/CAPES.

Seminário especial com a editora de ciências da vida da Springer

Seminários 26 de abril
Nesta quinta-feira, dia 26, às 17h, no auditório do Bioagro, a editora Luciana Christante de Mello ministrará o seminário “Boas práticas na publicação científica: ética, transparência e impacto”. Luciana é editora de ciências da vida da Springer, em São Paulo. No seminário desta quinta-feira, ela abordará questões relevantes que permeiam o cotidiano dos pesquisadores: “O sistema acadêmico pressiona cada vez mais os pesquisadores para produzir trabalhos de impacto, o que quase sempre é medido por meio da publicação de artigos científicos em periódicos de alto fator de impacto. Cada vez mais criticada, tal pressão tem feito vir à tona um número crescente de casos de má-conduta com os quais os publishers, as universidades e as agências de fomento têm de lidar. Disseminar as boas práticas de publicação, que raramente são ensinadas na pós-graduação brasileira, não ajuda apenas a formar bons autores, mas também a cultivar neles princípios éticos e o espírito crítico que são tão caros à ciência”.

Leia os artigos utilizados como fontes para os seminários do dia 19 de abril

Seminários 19 de abril
Seminário: O que acontece quando as formigas falham em defender a planta?
Discente: Mayara Moledo Picanço
Dia: 19/04/2018
Horário: 17h
Local: auditório do Bioagro
Seminário: Comer, comer, comer, comer. É o melhor para poder crescer!
Discente: Thaís Andrade Viana
Dia: 19/04/2018
Horário: 17h30min
Local: auditório do Bioagro