Últimos dias para você se inscrever na seleção ao mestrado e ao doutorado em Entomologia

_DSC0681

As inscrições ao Processo Seletivo 2019/2 do Programa de Pós-Graduação em Entomologia terminam no dia 15 de abril. São oferecidas seis vagas para o Mestrado e seis vagas para o Doutorado.

Baixe o Edital do Processo Seletivo 2019/2, nele constam todas as informações que o candidato precisa saber para se inscrever.

Inscrições e preparativos para o VI Simpósio de Entomologia estão a todo vapor

_MG_6483

As inscrições para o VI Simpósio Internacional de Entomologia começaram nesta semana e os números já demonstram que teremos casa cheia nesta edição, a exemplo das edições anteriores. Só no primeiro dia de inscrições, mais de 50 inscritos já garantiram a sua participação. A comissão organizadora está empenhada para que o Simpósio, que será realizado entre os dias 15 e 20 de setembro, na UFV, seja um evento que transmita conhecimentos, complemente a formação dos participantes, bem como possibilite a troca de informações sobre as perspectivas da Entomologia no Brasil e no Mundo e propicie a troca de experiências entre profissionais e estudantes de graduação e pós.

De acordo com as coordenadoras gerais do Simpósio, as doutorandas Elem Fialho Martins e Mayara Loss Franzin, “o tema do Simpósio é bem amplo: Perspectivas em um mundo em transformação. Portanto, traremos diversos temas do mundo da entomologia nas palestras, mesas redondas e minicursos. Além disso, vamos abordar as diferentes carreiras profissionais que a entomologia pode nos proporcionar, dentre elas, a pesquisa, o ensino e o empreendedorismo. Vamos ter pessoas importantes desses diferentes ramos profissionais contando sobre suas experiências, além da presença de egressos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV, agregando maior valor ao Simpósio”.

_MG_6488Parte dos integrantes da comissão organizadora do VI Simpósio Internacional de Entomologia.

Ao todo, 38 integrantes se dedicam à organização do VI Simpósio Internacional de Entomologia. Além das doutorandas, a organização do evento conta com a presidência do professor Eraldo Rodrigues de Lima e com a participação de mais 35 estudantes de mestrado e doutorado, divididos entre as comissões Científica, Social e Divulgação, Financeiro, Secretaria e Infraestrutura. Desde o dia 5 de julho de 2018 eles começaram os preparativos para que o evento aconteça no mês de setembro. Conscientes do trabalho ainda que têm pela frente para garantir que solenidade de abertura, palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos, minicursos e concursos saiam conforme o planejado, as coordenadoras gerais destacam: “Cada comissão possui um coordenador, escolhido pela maioria dos membros da própria comissão. Os coordenadores possuem autonomia para resolver e tomar decisões frente aos mais variados assuntos que dizem respeito à sua comissão. Ressaltamos que para alcançar o sucesso esperado, é de extrema importância a existência e o trabalho atribuído a cada uma das comissões, bem como o trabalho realizado pela Coordenação Geral”.

Na sua última edição, realizada em 2015, o evento reuniu aproximadamente 700 participantes, que estiveram em Viçosa (MG) para discutir temas emergentes da Entomologia. Agora em 2019, a Comissão Organizadora também espera recepcionar representantes de vários estados brasileiros. Isso porque “antes mesmo da data oficial do evento ser divulgada, informações relacionadas ao Simpósio foram solicitadas por pessoas de várias regiões do Brasil”.

_MG_6474Para quem está planejando vir a Viçosa, já inscreva-se pelo site www.simposioentomologia.ufv.br e garanta a sua participação no Simpósio. As inscrições estarão com preços especiais até o dia 22 de abril. Pelo visto, quem se inscrever não terá motivos para se arrepender: “Os participantes podem esperar um Simpósio tão sensacional quanto foi em 2015. Teremos palestrantes renomados do Brasil e do exterior, tornando nosso Simpósio rico em conhecimento e experiência. Além disso, teremos muita interação, seja nos contatos profissionais, nas confraternizações ou nos intervalos e coffee break. Aguardem um evento multidisciplinar e interessante”.

Para ficar por dentro de todas as informações, siga o VI Simpósio de Entomologia no Facebook e também no Instagram @simposioento.ufv .

VI Simpósio Internacional de Entomologia

Seminários do dia 11 de abril de 2019

Bioagro

Nesta quinta-feira, dia 11 de abril, às 17h, no auditório do Bioagro, serão apresentados dois seminários:

Discente: Juliana Lívia Vieira
Seminário: Mas que sincronia é essa? O acaso é tão perfeito, aí fora ou aqui dentro.
Discente: Francelina Aparecida Duarte Rocha
Seminário: Transferência Ontogênica de Microplásticos no mosquito Culex pipiens

UFV divulga resultado da seleção de candidatos para doutorado sanduíche no exterior

Quatro Pilatsras UFV_Viçosa

Foi divulgado no dia 4 de abril, o resultado da seleção de candidatos ao Programa Institucional Capes/PrInt-UFV de Doutorado Sanduíche no Exterior.

Três candidatos do PPG em Entomologia se inscreveram, sendo selecionado o estudante Rodrigo Cupertino Bernardes, para a University of Califórnia, em Davis (EUA).

Confira o resultado na íntegra

UFV recepciona 120 participantes no II Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal

75_MG_8806

UFV recebeu entre os dias 20 a 23 de março, 120 participantes de várias instituições, durante a segunda edição do Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal. Além dos participantes da própria UFV, representantes da Universidade Federal de São João Del ReiSanta Marcelina – MuriaéUniversidade Estadual do Sudoeste da BahiaUniversidade Federal de AlagoasUniversidade Federal de TocantinsUniversidade Estadual PaulistaInstituto Federal do AmapáUniversidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Minas Gerais e da Faculdade Univértix – Matipó assistiram a várias palestras com pesquisadores renomados e participaram de diversos minicursos.

De acordo com um dos organizadores do evento, o professor Eugenio Eduardo de Oliveira, a organização deste ano trouxe novidades que garantiram aos participantes um excelente aproveitamento da programação. “Tivemos novas abordagens, aonde o participante não tinha que escolher se iria a uma palestra ou a um minicurso. A programação aconteceu de tal maneira que não tivemos sobreposições de eventos. Sem sombra de dúvidas, palestras de pesquisadores de renome nacional e internacional chamaram a atenção e o interesse dos participantes”.

 Animado com os resultados do evento, que teve a sua primeira edição em 2017, o professor da Entomologia destaca: “O Simpósio deste ano demonstrou crescimento e uma nova realidade. Como podes ver na quantidade de instituições que participaram, o evento tem tudo para se consolidar no cenário nacional de ecotoxicologia e ecofisiologia animal. Prova disso é o interesse dos parceiros para se juntarem nas próximas edições do evento, que certamente acontecerá em 2021”.