Pesquisador do USDA é o convidado da live desta quarta-feira

O entomologista do USDA (United States Department of Agriculture) Rodrigo Krugner é o convidado da live desta semana promovida pelo Insectum – Grupo de Estudos em Entomologia. O pesquisador do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Ciências de Plantas pela California State University, Fresno (2003) e doutorado em Entomologia pela University of California, Riverside (2007).

Com experiência na área de biologia, ecologia comportamental e populacional de insetos vetores e seus inimigos naturais, com foco principal na interação planta-inseto-patógeno, Rodrigo vai abordar o tema “Biotremologia aplicada em vinhedos californianos“. A live será transmitida nesta quarta-feira, dia 8, às 17h no Instagram @insectum.ufv e também no canal do Insectum no Youtube. Participe!

Processo Seletivo Regular 2020/2 recebe inscrições de 49 candidatos

Ao todo, 49* candidatos se inscreveram no Processo Seletivo Regular 2020/2 do PPG em Entomologia da UFV. São 24 concorrentes ao mestrado e 25* ao doutorado.

  Veja a relação de candidatos inscritos no Processo Seletivo 2020/2arquivo retificado em 08//07/2020

De acordo com o Edital, o resultado final está previsto para ser divulgado a partir do dia 10 de julho.

*Informações atualizadas em 08//07/2020.

Egresso equatoriano representa a Entomologia UFV no Prêmio CAPES de Tese 2020

Uma das 1.420 teses inscritas ao Prêmio CAPES de Tese – Edição 2020 é do PPG em Entomologia da UFV. O doutor em Entomologia Luis Oswaldo Viteri Jumbo teve a sua tese inscrita para representar o Programa na premiação que vai selecionar as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2019. Cada programa de pós-graduação foi responsável por fazer uma pré-seleção e inscrever apenas um trabalho. Na Entomologia UFV, três trabalhos participaram da pré-seleção que resultou na escolha da tese “Enfoques biorracionais para o controle do gorgulho do feijão e o ácaro vermelho das palmeiras na região neotropical”, de autoria do egresso equatoriano.

Luis não esconde o quão gratificante é ter a sua tese selecionada para representar o PPG em Entomologia da UFV, “que é uma das 100 melhores universidades do mundo em Ciências Agrarias”. “Esta seleção me deixa com a satisfação de ter cumprido com o meu pequeno país, Equador, que me concedeu a bolsa de mestrado e doutorado; com a UFV e com o Departamento de Entomologia, que me acolheram em 2012 e 2015, quando iniciei o mestrado e o doutorado, respectivamente. Devo mencionar que este logro não é só meu; detrás tem muito esforço dos membros do Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados, liderados pelo professor Eugenio. A todos eles minha imensa gratidão”.

O doutor em Entomologia Luis Viteri.

Sob a orientação do professor Eugenio Eduardo de Oliveira, Luis defendeu a sua tese no dia 21 de fevereiro de 2019. De acordo com o autor, “nossos esforços foram centrados no entendimento das habilidades colonizadoras em presença de competidores interespecíficos das três principais pragas do feijão armazenado em seu hospedeiro principal e num alternativo. Posteriormente, procurou-se biomoléculas de origem vegetal para o controle destas pragas, avaliando também os potenciais efeitos não-intencionais decorrentes da exposição subletal e os custos e/ou benefícios fisiológicos associados às mudanças de hospedeiros, e as implicações para a susceptibilidade as novas ferramentas biorracionais. Paralelamente, avaliou-se o uso de inimigos naturais para o controle do ácaro vermelho das palmeiras, que vem causando severas perdas em palmeiras tropicais”.

O egresso decidiu participar da seleção interna de teses, pois ele acredita que “as ferramentas investigadas apresentam alto potencial tecnológico, possibilitando serem adaptadas e aplicadas em necessidades particulares, tanto de pequenos produtores quanto para a agricultura industrial; e o Prêmio Capes de Tese 2020 é uma oportunidade de mostrar os resultados da pesquisa do Departamento de Entomologia da UFV ao Brasil”.

Assista ao pitch sobre a tese de Luis Oswaldo Viteri Jumbo

Quatro anos de pesquisa em três minutos

Três das 15 teses defendidas em 2019 no PPG em Entomologia participaram da pré-seleção ao Prêmio CAPES de Tese 2020. Além de Luis Viteri, os doutores Vitor Zuim e Renata Vieira Marques toparam o desafio de participar da seleção interna. Os três produziram um pequeno vídeo sobre a sua tese (pitch), com até três minutos de duração. Para Luis, foi um verdadeiro desafio resumir quatro capítulos da tese, gerados durante quatro anos de pesquisa, em apenas três minutos. “Mas a ciência é assim, pesquisas de meses ou anos têm que ser mostradas de forma clara e rápida; mas fazer o vídeo foi possível graças ao constante treinamento que recebemos em nosso laboratório, além do assessoramento da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV”.

O doutor em Entomologia Vitor Zuim.

Por sua vez, o egresso Vitor Zuim, que participou da pré-seleção com a tese “Milho transgênico e conformação de redes tróficas em cultivo comercial e refúgio”, avalia que a “experiência de preparar o pitch foi incrível. Inicialmente foi complicado abordar toda a tese em tão pouco tempo. E depois foi difícil modificar nossa forma de divulgação científica. Nós somos treinados para utilizar termos técnicos-científicos, sobretudo, na escrita de artigos, que são reconhecidos apenas por nossos pares. Assim, a nossa divulgação científica se limita ou chega exclusivamente aos nossos colegas entomologistas. Mas após o workshop sobre divulgação científica que fizemos, nós fomos desafiados a deixar tantos termos específicos de lado e fazer o pitch destinado a pessoas que não têm contato com o meio científico, como nossos pais e tios, e dessa maneira, levar informação não somente para cientistas da área, atingindo e divulgando para um público maior. O processo foi interessante e com certeza será usado nas próximas divulgações sobre ciência, seja fazendo pitchs ou posts nas redes sociais”.

Assista ao pitch sobre a tese de Vitor Zuim

Prêmio CAPES de Tese 2020

A Edição 2020 vai premiar as melhores teses de doutorado defendidas em 2019, selecionadas em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES. O PPG em Entomologia concorre na área de Ciências Agrárias I. De acordo com informações divulgadas pela CAPES, “os autores das teses selecionadas receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional e o seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$9 mil para participação em congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional”.

O professor Frederico Falcão Salles coordenou a pré-seleção do PPG em Entomologia ao Prêmio CAPES de Tese. Ele destaca a importância de se participar de uma premiação como essa: “Ao participar, o egresso automaticamente assume que a sua tese tem qualidade para participar do prêmio.  Inicialmente, dentro do programa e, posteriormente, frente a outras teses defendidas em todo o Brasil naquele ano.  Valorizar o seu próprio trabalho e se dispor a concorrer com outros candidatos de todo o país são qualidades importantes ao egresso e que, na minha opinião, o ajudarão na etapa profissional em que eles se encontram”.

A previsão é que os resultados do Prêmio sejam divulgados no mês de setembro. Até lá, só nos resta torcer, pois “originalidade, caráter inovador do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social”, que são os critérios considerados, a tese que representa o PPG em Entomologia da UFV já nos demonstrou que tem.

Pesquisadores discutem “Defesa Sanitária Vegetal” no quarto dia do I Ciclo de Debates Entomológicos

No antepenúltimo dia do I Ciclo de Debates Entomológicos, os professores Orlando Monteiro da Silva (UFV) e Ricardo Siqueira da Silva (UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) debatem o tema “Defesa Sanitária Vegetal. O quarto dia de debate será transmitido ao vivo pelo Youtube, nesta quinta-feira, dia 02 de julho, às 19h, no canal do Grupo Insectum. Participe!

Uma vez por semana, até o dia 16 de julho, serão transmitidos debates sobre diversos temas com a participação de debatedores de referência nacional e internacional. Veja a programação completa:

O I Ciclo de Debates Entomológicos: Inovações no Manejo de Pragas conta com a organização do Insectum – Grupo de Estudos em Entomologia da UFV e do Laboratório de Manejo Integrado de Pragas da UFV.

Primeira live do mês de julho reflete sobre pós-graduação e vida pessoal

Iniciando o mês de julho com discussões relevantes para todos nós, a representação discente do PPG em Entomologia propõe a live “Pós-graduação & vida pessoal: considerações para um final feliz“, com o psicólogo Pedro Baratti Lima, coordenador da Divisão Psicossocial da UFV. A live será transmitida nesta quarta-feira, dia 1º de julho, às 16h, pelo YouTube, no canal do Insectum . Participe desse diálogo importante e tão necessário!

De acordo com os representantes discentes do PPG em Entomologia, Douglas da Silva Ferreira e Vanessa Farias da Silva, essa live vem “para discutir abertamente a saúde mental do pós-graduando e com isso, alertar a todos sobre a importância do tema”. Essa discussão é resultado de uma reunião entre a representação discente e a coordenação da Divisão Psicossocial da UFV, onde se buscou traçar estratégias frente à crescente demanda dos estudantes para atenção à saúde mental, com “o aumento de queixas decorrentes do estado emocional abalado com a situação atual, devido à quarentena provocada pela Covid19”. Além da live a ser realizada nesta quarta-feira, nessa reunião foi discutido “a postura que a representação discente deve assumir diante do aumento de casos envolvendo saúde mental, além da criação de um minicurso, treinamento de professores, entre outros”.