Estudante de Agronomia recebe premiação no Canadá

Conrado_pôster_Research Day

O estudante de Agronomia e estagiário no Laboratório de Ecotoxicologia da UFV, Conrado Augusto Rosi Denadai, foi premiado pela empresa Bio-Rad Laboratories, em reconhecimento pelo pôster que apresentou durante o Research Day, realizado pela Carleton University, em Ottawa (Canadá).

Conrado apresentou a pesquisa “Amphion floridensis and the Backthroat Boys: How are these caterpillars producing sound?”, que busca descobrir qual mecanismo de produção de som é utilizado por quatro espécies de lagarta. Uma das hipóteses estudadas é de que seja pela boca. O pôster apresentado por Conrado impressionou os avaliadores da Bio-Rad, umas das empresas patrocinadoras do Research Day.

O Research Day é um evento interno da Carleton University, a exemplo do SIA (Simpósio de Integração Acadêmica) promovido pela UFV. No Canadá, além da avaliação de professores e estudantes da pós-graduação, os trabalhos apresentados são submetidos à avaliação de olheiros de empresas privadas. Os melhores pôsteres recebem premiações da universidade e das empresas que patrocinam o evento.

Na edição deste ano, mais de 120 estudantes dos departamentos de Biologia, Bioquímica, Ciência dos Alimentos, Química e Ciências Integradas, apresentaram pôsteres no Research Day. Em meio a tantos trabalhos, Conrado foi surpreendido com a premiação e está muito satisfeito com a experiência que vivenciou no Canadá. “Acontece muita coisa boa. Se eu tivesse só conhecido gente nova, só apresentado o pôster ou só aprendido coisa nova, já seria bom. A premiação também foi algo muito bom junto com tudo isso” – afirma.

Conrado ficou um ano no Canadá, através do programa Ciência sem Fronteiras, fazendo estágio no Laboratório de Neuroetologia, na Carleton University, sob a orientação da professora Jayne Yack, especialista em Neuroetologia, Som e Vibração em Insetos.

Além de estagiar no laboratório coordenado pela professora Jayne Yack, Conrado cursou duas disciplinas ministradas por ela na Carleton University: Directed Special Studies e Honours Research Thesis. Esta última corresponde à disciplina do trabalho de conclusão de curso exigido pelas universidades brasileiras. O trabalho que Conrado apresentou no Research Day foi resultado das atividades desta disciplina.

Finalizada a disciplina, Conrado deu continuidade à pesquisa sobre o mecanismo de produção de som utilizado pelas lagartas e apresentou os resultados obtidos no 14th Invertebrate Sound and Vibration (ISV 2013), realizado em Glasgow, na Escócia, em julho deste ano. Neste evento, o trabalho apresentado por Conrado despertou o interesse de pesquisadores alemães, que o convidaram para fazer pós-graduação na Universidade de Bielefeld, na Alemanha.

Nova linha de pesquisa

Conrado foi para a Carleton University por incentivo do seu orientador aqui no Brasil, o professor Raul Narciso Guedes. Ele conta que foi para o Canadá com uma missão de muita responsabilidade: aprender sobre a área de Neuroetologia, Som e Vibração em Insetos, linha de pesquisa ausente no Brasil e ainda em desenvolvimento em países pioneiros, e que o professor Raul pretende implantar na UFV.

No início, Conrado afirma que estranhou a possibilidade de trabalhar com lagartas, numa linha de pesquisa tão diferente da que ele trabalhava no Laboratório de Ecotoxicologia da UFV até então. Mas, agora, após passar um ano em contato com especialistas, equipamentos e técnicas utilizadas, ele conta que não poderia ter vivido uma experiência melhor. Ele não apenas cumpriu a missão de aprender sobre essa nova área, como também está muito entusiasmado com o trabalho, se dedicando para aprender ainda mais.

No mês de agosto, Conrado chegou ao Brasil para aplicar os conhecimentos adquiridos e retomar o curso de Agronomia. Para ele, voltar a assistir aulas tem sido a parte mais difícil do seu retorno, pois, no Canadá, Conrado cursou disciplinas, mas elas eram voltadas para a pesquisa. “Lá, eu me sentia um pesquisador de verdade” – revela. Mas Conrado sabe da importância de concluir a graduação para se dedicar integralmente à pesquisa científica e, então, auxiliar o professor Raul na implantação dessa nova linha de pesquisa na UFV.

4 Comments on “Estudante de Agronomia recebe premiação no Canadá

  1. Conrado e Herminia… muito feliz por vcs. Grande emocao pelo talento e recebimento do merecido premio.
    Sucesso!!!

  2. Caro Conrado,

    Parabéns pelo seu excelente trabalho, é um reconhecimento de seu profissionalismo, dedicação e amor ao que faz.
    Aproveito a oportunidade para parabenizar também sua mãe, grande incentivadora e sempre torcendo muito por você.
    Você vai longe garoto.. é só acreditar.

    Abraço,

    Gleyson Ranieri
    Diretor Comercial, Brasil
    AIR CANADA
    Av. Paulista, 949, 13º andar
    São Paulo / SP CEP 01311-917
    Brasil

  3. Estimado Conrado,

    Seu sucesso é resultado de sua dedicação. Parabéns!!!
    Sua Madrinha
    Valeria

  4. Pingback: Estudante da UFV faz a melhor apresentação na sessão oral de Polinização do Congresso Brasileiro de Entomologia | Programa de Pós-Graduação em Entomologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>