Orientadora do PPG conclui curso de capacitação da Embaixada dos EUA para ministrar aulas em inglês

A professora Maria Augusta Lima Siqueira (na foto, ao centro), orientadora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, concluiu em São Paulo o curso “Internationalization in Higher Education Seminar: English as a Medium of Instruction“, oferecido pela embaixada dos Estados Unidos a professores com potencial para atuar em ações de internacionalização. A intenção da embaixada, que selecionou apenas um professor em Viçosa, é que os participantes se capacitem para ministrar disciplinas em inglês e estreitar parcerias com universidades americanas, potencializando, ao mesmo tempo, os programas de internacionalização de suas universidades de origem e das instituições norte-americanas. 

A primeira etapa do curso aconteceu online, no segundo semestre de 2023. Foram cerca de três meses de atividades voltadas para didática e organização de disciplinas, com destaque para os módulos semanais, que incluiam aulas ministradas por professores da Universidade de Ohio. Semanalmente, os alunos também precisavam realizar uma série de atividades que eram avaliadas pelos professores e comentadas pelos colegas. “O curso foi muito bom e, ao mesmo tempo, muito difícil. Nos demandou muita dedicação e tempo para cumprir com todo o cronograma”, conta Maria Augusta. 

A etapa presencial, realizada em fevereiro em São Paulo, foi oferecida apenas aos participantes que obtiveram as melhores notas na fase virtual. “Lá, eles aprofundaram um pouco mais o conteúdo e compartilharam experiências. Selecionaram alguns professores brasileiros que já estão dando aula dessas disciplinas há mais tempo para falar como estava funcionando, como era experiência. Fizeram grupos de trabalho para discutir sobre as principais demandas e desafios para implementarmos essas disciplinas em nossas instituições”. 

Agora, concluídas as atividades do curso, Maria Augusta se prepara para dividir com outros colegas da UFV as técnicas apresentadas nas aulas, instrumentalizando um número cada vez maior de profissionais para oferecer disciplinas em inglês. “Eles reforçam que o inglês não precisa ser excelente, já que nós não somos falantes nativos. É uma abordagem bem interessante, que de fato abre outras perspectivas. Ao longo do curso, eu já tive a oportunidade de utilizar as técnicas para elaboração de uma primeira disciplina, o que foi muito produtivo.” 

A intenção da professora é oferecer em breve, em Viçosa, um workshop com a participação da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV e de professores do PPG Entomologia, programa que mais oferece disciplinas em inglês na instituição. A disciplina em inglês ofertada pela professora intitula-se “Social Insects” e será ministrada no segundo semestre de 2024, para alunos do PPG em Entomologia e de outros programas de pós-graduação da UFV.

Foto: Helmara de Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *