Pós-Doutores | Postdocs

Doutor em Entomologia pela USP (2020); mestre em Zoologia pela UFBA (2014); licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela PUC-MG (2009). Pós-doutorando pelo departamento de entomologia da UFV. Tem experiência na área de sistemática e taxonomia de insetos aquáticos. Especialista em taxonomia de Trichoptera. Atualmente pesquisa impactos do rompimento de barragem de rejeitos minerários sobre a fauna de macroinvertebrados bentônicos.

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013), mestre (2016) e doutora (2021) em Zoologia pelo Museu Nacional da UFRJ, com estágio sanduíche (PDSE-CAPES) na La Trobe University, Austrália. Tem experiência na área de consultoria ambiental e Zoologia, com ênfase em Taxonomia e Ecologia de Insetos Aquáticos, principalmente na ordem Trichoptera. Foi professora substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrando aulas nas disciplinas Diversidade de Protostômia II e Sistemática Molecular, para alunos do Curso de Ciências Biológicas. Atualmente, é bolsista de pós-doutoramento pela Universidade Federal de Viçosa, contribuindo para o Programa de Monitoramento da Biodiversidade Frente aos Impactos do Rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho/MG.

É Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Mestre e Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência em comportamento animal, atuando com os seguintes temas: insetos sociais, resistência de madeiras e pragas urbanas, comunicação em insetos e jogos como ferramentas educacionais.

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Tecnológico de Conkal, México (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi bolsista no México da Academia Mexicana de Ciências (AMC) para participar em estadias de pesquisa, além de ter participado em numerosos congressos e simpósios. Tem experiência em morfologia externa e interna, comportamento e ecologia química de Coleoptera (Insecta). Tem colaborado em projetos de controle biológico, entomologia forense, taxonomia de insetos e biodiversidade de Coleoptera. Ademais, tem interesse por biologia, ecologia e biodiversidade de coleópteros copro-necrófagos do Neotrópico.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2011), Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade João Calvino (2012), Mestrado em Zootecnia (área de Melhoramento Genético) pela UFPI (2015) e Doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Atuou como professor substituto na UFPI e ainda professor em escolas da rede privada de Bom Jesus (PI). Foi supervisor dos cursos FIC do Pronatec de Eliseu Martins (PI) em 2014 e bolsista CAPES por participar de Iniciação à Docência (Pibid) de 2010 a 2012. Tem experiência nas áreas de ecotoxicologia, nutrigenômica e biologia do desenvolvimento, molecular, celular e estrutural.

Formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Doutor em Ciências Animal, Especialidade em Genética e Melhoramento pela Universidade do Porto – Portugal (2020). Durante o Doutorado participou do projeto AquaExcel no Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC (Espanha), sob orientação do Dr. Jaume Pèrez-Sànchez (2017). O último ano do Doutorado foi executado no CSIC, desta vez sob orientação do Dr. Oscar Monroig (2019). Possui experiência na área de biologia molecular e bioinformática aplicada à nutrição de peixes, com enfoque no metabolismo lipídico LC-PUFA em espécies nativas, com o contributo para desenvolvimento da piscicultura nacional. Possui registo categoria C da FELASA (investigador coordenador) para a utilização de animais para fins científicos. Atualmente é Pós Doc da UFV pela CAPES-PRINT onde vem desenvolvendo pesquisa para compreender a interação inseto-peixe e suas implicações fisiológicas-moleculares na produtividade de alevinos na região Neotropical.

Possui licenciatura em Ciências Biológicas, Mestrado em Biologia Animal e Doutorado em Entomologia pela UFV. Principais áreas de atuação: analise de dados, inteligência artificial (Machine learning e Deep learning), visão computacional, ecotoxicologia e comportamento animal. Possui conhecimento em programação nas linguagens R e Python.

Possui graduação em Bacteriologia pela Universidad de Santander (2000), Colômbia, mestrado em Microbiologia Industrial pela Pontificia Universidad Javeriana (2004), Colômbia, e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Foi pesquisadora (bolsista de pós-doutorado) em Entomologia da Universidade Federal de Viçosa. Tem atuado como pesquisadora na área de Fitotecnia principalmente em manejo integrado de pragas e melhoramento e produção vegetal de diversas culturas no Brasil e Colômbia. Tem atuado como professora e pesquisadora de universidades e centros de pesquisa na Colômbia. Tem experiência na área de Entomologia, com ênfase em Manejo Integrado de Pragas (controle biológico com predadores e parasitoides, controle microbiano com fungos, baterias e vírus, uso de feromônios / aleloquímicos e toxicologia com agroquímicos), Morfologia externa e interna dos insetos.

 EGRESSOS:

Graduado em Ciências Biológicas (2012) e Mestre em Ecologia de Biomas Tropicais (2015) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (2019) com período sanduíche na Estación Biológica Donaña (CSIC, Espanha). Realizou estágios acadêmicos no exterior : EUA: Smithsonian Institution e na George Washington University; México: Inecol; e Austrália: Charles Darwin University. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades, interações inseto-planta e perturbações antrópicas por fogo.

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas (2009) e especialização em Farmacologia e Farmacogenética Clínica (2010) pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Ipatinga-MG).  Possui mestrado (2013) e doutorado (2017) em Biologia Celular e Estrutural, ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Durante o período de doutoramento teve experiência na avaliação da atividade biológica e toxicologia de moléculas bioativas a partir de triagens de produtos naturais ou de compostos sintéticos com potencial terapêutico, com ênfase em modelos experimentais in vitro e in vivo (i.e., patologia e terapêutica experimental); estas avaliações resultaram no depósito de 3 pedidos de registros de patentes no Brasil.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (2012), Mestre em Genética e Melhoramento pela mesma instituição (2014) e Doutor em Entomologia pela UFV (2019) com período de Doutorado Sanduíche no exterior com bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (Março 2017/ Fevereiro 2018) no laboratório de Entomologia do Campus Agrícola da Dalhousie University (DAL-AC) em Truro, Nova Escócia, Canadá. Tem experiência em Agronomia, com ênfase em Genética, Melhoramento Vegetal e Entomologia Agrícola, atuando principalmente sobre os temas: toxicologia de pesticidas, análises por redes tróficas, Controle biológico, efeito de pesticidas sobre interações tróficas, controle químico, resistência a inseticidas, resistência de plantas a artrópodes e manejo integrado de pragas. Atuou como pós-doutor no Laboratório de Ecotoxicologia, vinculado ao Departamento de Entomologia da UFV, onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa.

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2012) e mestrado (2014) e doutorado (2018) em Entomologia pela mesma instituição. Atualmente atua como pós-doc na Universidade Federal de Viçosa, orientada pela professora Drª Terezinha M. C. Della Lucia no laboratório de Formigas-cortadeiras, desenvolvendo projetos nas áreas de biologia e controle desses indivíduos.

Doutora e Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Gestão e Educação Ambiental, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial no projeto Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária (UFV) e bióloga assistente na realização de Análise de Risco de Pragas na empresa Oxya Agro e Biociências. Atualmente é pós-doutoranda no Laboratório de Acarologia da UFV (CAPES/PNPD). Tem experiência nas áreas de Entomologia e Acarologia, com ênfase em ecologia comportamental, ecologia química, interações em teias alimentares e controle biológico de pragas.

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Entomologia e doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência em Manejo Integrado de Pragas atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia econômica, ecologia de insetos pragas envolvendo estudos de tabela de vida, seletividade de inseticidas, toxicologia de inseticidas, resistências de pragas à inseticidas, manejo de resistência, controle biológico de pragas, interação inseto-planta, sistemas de tomada de decisão e modelagem de distribuição espaço-temporal de pragas.

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitotecnia e Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, com período sanduíche na University of New England (UNE), na Escola de Ciências Ambientais e Rurais na Austrália. Atua principalmente nas seguintes áreas: manejo integrado de pragas, ecotoxicologia e impacto ambiental de sistemas de cultivo, fatores determinantes do ataque de pragas às culturas, bioecologia de insetos, manejo de pragas em sistemas orgânicos de produção, sistemas de tomada de decisão de controle de pragas, geoestatística, modelagem, e impacto de mudanças climáticas na distribuição de espécies.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Ciências Biológicas Aplicadas pela Ghent University (UGent – Bélgica). Atualmente atua como pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência com Controle Biológico de Pragas, Toxicologia e Ecotoxicologia de Pesticidas, Ecofisiologia de Insetos, Polinizadores, Técnicas de Mircroscopia. Microtomografia de Raio-X e Comportamento de Insetos.