Pós-Doutores | Postdocs

Graduado em Ciências Biológicas (2012) e Mestre em Ecologia de Biomas Tropicais (2015) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (2019) com período sanduíche na Estación Biológica Donaña (CSIC, Espanha). Realizou estágios acadêmicos no exterior : EUA: Smithsonian Institution e na George Washington University; México: Inecol; e Austrália: Charles Darwin University. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades, interações inseto-planta e pertubações antrópicas por fogo.

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2012) e mestrado (2014) e doutorado (2018) em Entomologia pela mesma instituição. Atualmente atua como pós-doc na Universidade Federal de Viçosa, orientada pela professora Drª Terezinha M. C. Della Lucia no laboratório de Formigas-cortadeiras, desenvolvendo projetos nas áreas de biologia e controle desses indivíduos.

 Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Tecnológico de Conkal, México (2011), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi bolsista no México da Academia Mexicana de Ciências (AMC) para participar em estadias de pesquisa, além de ter participado em numerosos congressos e simpósios. Tem experiência em morfologia externa e interna, comportamento e ecologia química de Coleoptera (Insecta). Tem colaborado em projetos de controle biológico, entomologia forense, taxonomia de insetos e biodiversidade de Coleoptera. Ademais, tem interesse por biologia, ecologia e biodiversidade de coleópteros copro-necrófagos do Neotrópico.

Doutora e Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Gestão e Educação Ambiental, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial no projeto Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária (UFV) e bióloga assistente na realização de Análise de Risco de Pragas na empresa Oxya Agro e Biociências. Atualmente é pós-doutoranda no Laboratório de Acarologia da UFV (CAPES/PNPD). Tem experiência nas áreas de Entomologia e Acarologia, com ênfase em ecologia comportamental, ecologia química, interações em teias alimentares e controle biológico de pragas.

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Entomologia e doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência em Manejo Integrado de Pragas atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia econômica, ecologia de insetos pragas envolvendo estudos de tabela de vida, seletividade de inseticidas, toxicologia de inseticidas, resistências de pragas à inseticidas, manejo de resistência, controle biológico de pragas, interação inseto-planta, sistemas de tomada de decisão e modelagem de distribuição espaço-temporal de pragas.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2011), Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade João Calvino (2012), Mestrado em Zootecnia (área de Melhoramento Genético) pela UFPI (2015) e Doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Atuou como professor substituto na UFPI e ainda professor em escolas da rede privada de Bom Jesus (PI). Foi supervisor dos cursos FIC do Pronatec de Eliseu Martins (PI) em 2014 e bolsista CAPES por participar de Iniciação à Docência (Pibid) de 2010 a 2012. Tem experiência nas áreas de ecotoxicologia, nutrigenômica e biologia do desenvolvimento, molecular, celular e estrutural.

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitotecnia e Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, com período sanduíche na University of New England (UNE), na Escola de Ciências Ambientais e Rurais na Austrália. Atua principalmente nas seguintes áreas: manejo integrado de pragas, ecotoxicologia e impacto ambiental de sistemas de cultivo, fatores determinantes do ataque de pragas às culturas, bioecologia de insetos, manejo de pragas em sistemas orgânicos de produção, sistemas de tomada de decisão de controle de pragas, geoestatística, modelagem, e impacto de mudanças climáticas na distribuição de espécies.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Ciências Biológicas Aplicadas pela Ghent University (UGent – Bélgica). Atualmente atua como pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência com Controle Biológico de Pragas, Toxicologia e Ecotoxicologia de Pesticidas, Ecofisiologia de Insetos, Polinizadores, Técnicas de Mircroscopia. Microtomografia de Raio-X e Comportamento de Insetos.

 EGRESSOS:

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas (2009) e especialização em Farmacologia e Farmacogenética Clínica (2010) pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Ipatinga-MG).  Possui mestrado (2013) e doutorado (2017) em Biologia Celular e Estrutural, ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Durante o período de doutoramento teve experiência na avaliação da atividade biológica e toxicologia de moléculas bioativas a partir de triagens de produtos naturais ou de compostos sintéticos com potencial terapêutico, com ênfase em modelos experimentais in vitro e in vivo (i.e., patologia e terapêutica experimental); estas avaliações resultaram no depósito de 3 pedidos de registros de patentes no Brasil.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (2012), Mestre em Genética e Melhoramento pela mesma instituição (2014) e Doutor em Entomologia pela UFV (2019) com período de Doutorado Sanduíche no exterior com bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (Março 2017/ Fevereiro 2018) no laboratório de Entomologia do Campus Agrícola da Dalhousie University (DAL-AC) em Truro, Nova Escócia, Canadá. Tem experiência em Agronomia, com ênfase em Genética, Melhoramento Vegetal e Entomologia Agrícola, atuando principalmente sobre os temas: toxicologia de pesticidas, análises por redes tróficas, Controle biológico, efeito de pesticidas sobre interações tróficas, controle químico, resistência a inseticidas, resistência de plantas a artrópodes e manejo integrado de pragas. Atuou como pós-doutor no Laboratório de Ecotoxicologia, vinculado ao Departamento de Entomologia da UFV, onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa.