Doutoranda Jéssica Martins desenvolve pesquisa na Universidade da Geórgia

A doutoranda Jéssica Martins, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, acaba de concluir o período de um ano na University of Georgia, no campus de Tifton, nos EUA. Na temporada norte-americana, a pesquisadora, que no Brasil é orientada pela professora Madelaine Venzon, foi recebida pelo professor Jason Schmidt (na foto acima), no Schmidt’s Biocontrol Lab. Nos 12 meses em que esteve na Georgia, Jéssica desenvolveu novos aspectos de sua pesquisa em torno de fungos endofíticos com potencial entomopatogênico, firmou uma parceria com David Shapiro-Ilan, pesquisador vinculado ao Departamento de Agricultura do Governo Americano, e teve a oportunidade de apresentar seu trabalho em vários eventos acadêmicos.

“É um saldo extremamente positivo, não só por aprimorar o inglês, mas também por ter conseguido atender ao que eu tinha me proposto a fazer com relação ao meu projeto. E como algumas parcerias surgiram, algumas que até então não estavam previstas, foi melhor ainda do que eu pensei inicialmente”, conta Jéssica, que entra agora no último ano de seu doutorado. “O laboratório com o qual eu mantive meu vínculo nos EUA possui equipamento e equipe muito especializados na parte de biologia molecular, então eu acredito que, com os resultados que estou trazendo para o Brasil, eu vou conseguir responder algumas perguntas relacionadas ao aspecto de ação e ao potencial de uso destes fungos para o controle de pragas polífagas.”

Nos EUA, Jéssica pode trabalhar também com um time de brasileiros, incluindo egressos da Entomologia

O período fora do país permitiu que Jéssica trabalhasse com os pesquisadores de diversas partes do mundo, como Nigéria, Jamaica e Índia, além dos nativos norte-americanos. “Felizmente, as pessoas foram muito receptivas, e vivi uma troca de experiência muito boa. Fui muito bem recebida não apenas pelo meu coorientador, mas também pelos demais colegas e técnicos.” Na equipe do laboratório estava também um grupo especial: o de egressos do PPG Entomologia que, por diferentes caminhos, acabaram por seguir seus estudos na Georgia – Pedro Toledo, que fez mestrado em Viçosa e atualmente é doutorando na University of Georgia, e Elem Martins, pós-doc que retornou ao Brasil pouco antes de Jéssica, além de Sarah Rezende, que foi aluna de graduação (Agronomia) da UFV e atualmente é estudante de doutorado.

“Ter encontrado egressos do PPG também foi um fator muito importante, muito interessante, que me fez ver a importância da Entomologia UFV, e como o próprio programa nos prepara para essas experiências internacionais. Foi muito gratificante ter a parceria e a oportunidade de conviver com essas pessoas, isso faz com que a gente veja que nós estamos seguindo e trilhando um caminho certo, cheio de desafios, mas para o quais a nossa escola acaba nos preparando muito bem.”

Jéssica viajou para o período sanduíche com uma bolsa Capes Print. Além das experiências laboratoriais e de campo, ela destaca as técnicas de biologia molecular as quais teve acesso e a participação em quatro eventos nacionais e internacionais. “Estou indo para o meu último ano de doutorado agora, e acredito que não só a parte de capacitação da língua estrangeira, mas também as novas metodologias, as novas técnicas, principalmente baseadas em biologia molecular serão muito importantes para os passos que eu pretendo dar no futuro.”