Professor da Escola de Engenharia da USP traz à Entomologia contribuição sobre modelagem computacional em neurociência

Neste mês de dezembro,  o professor Carlos Dias Maciel, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, esteve em Viçosa dando continuidade às atividades do projeto “Insecticide toxicity changing insect neuronal networks: physiological and computational approaches”. O projeto é coordenado pelo professor da Entomologia Eugênio Eduardo de Oliveira e também conta com a participação do professor da University of Southampton , Philip L. Newland.

Aprovado no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, o projeto trata do mapeamento neural do sistema nervoso de insetos. O objetivo é evidenciar quais redes neurais são mais importantes na percepção gustatória de agentes intoxicantes usados no controle de pragas de importância agrícola. Para entender como a percepção gustatória é controlada pelos insetos, os pesquisadores estão empregando técnicas de neurofisiologia e computacionais.  O professor Maciel trabalha na modelagem dos dados, desenvolvendo novos softwares. De acordo com o pesquisador, atualmente, eles estão trabalhando com modelos Bayesianos e estudo de diferentes circuitos neurais.

A exemplo do professor Newland que esteve em Viçosa no mês de outubro  e se mostrou otimista com os possíveis resultados da pesquisa, o professor Maciel também destaca suas expectativas: “Espero aumentar a colaboração com os demais pesquisadores e desenvolver novos modelos bioinspirados” – afirma o pesquisador.

Carlos Dias Maciel e Eugenio Oliveira