Estudante da Entomologia conquista simultaneamente título de doutor pela UFV e pela Ghent University na Bélgica

O estudante Wagner Faria Barbosa acaba de obter dois títulos de doutor: um pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e o outro pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas Aplicadas da Universidade de Ghent. A dupla titulação foi conquistada no dia 8 de janeiro, com a defesa da tese “Toxicity of reduced-risk (bio)pesticides on non-Apis bees”, na UFV. Além dos orientadores do Brasil e da Bélgica, a banca contou com a participação de professores da UFV e um membro externo do Canadá.

Mas até se chegar à defesa da tese, que culminou com a sua dupla titulação, Wagner percorreu um longo caminho com trâmites de processos entre os países. E antes da defesa, a tese passou por uma avaliação interna na Universidade de Ghent, uma série de avaliações externas, além da avaliação da comissão orientadora do candidato na UFV.

Quando Wagner foi para a Bélgica, a princípio, o objetivo era apenas o doutorado sanduíche. Sob a orientação do professor Guy Smagghe, ele foi para pesquisar os efeitos de bioinseticidas em espécies nativas de polinizadores. Contudo, assim que chegou à Universidade de Ghent, o seu orientador lhe falou sobre a possibilidade de obter o título de doutor lá também. E, claro, o estudante tratou logo de aproveitar a oportunidade e cumprir todas as exigências para a dupla titulação.

De acordo com Wagner, “o processo, no conjunto, foi bastante moroso. Ambas as universidades exigiram muitos documentos. Um fator que comprometeu o tempo para conclusão do processo de dupla titulação, foi a documentação legalizada que precisei apresentar em Ghent. Como fui despreparado, pois não sabia que isso poderia acontecer, nenhum dos meus documentos (históricos e diplomas da graduação e do mestrado) tinha passado pelo processo de legalização, que dependeu de cartórios, Itamaraty, tradução juramentada e do consulado da Bélgica no Brasil. Felizmente, com a ajuda do meu pai e do meu amigo Rômulo, os documentos puderam ser enviados para mim na Bélgica em tempo hábil para finalizar parte do processo lá”.

No Brasil, o estudante contou com a orientação do professor Raul Narciso Guedes. Para Wagner, o esforço de ambos os orientadores, os professores Guy e Raul, foi fundamental para que todo o processo de dupla titulação fosse concluído. E ele faz questão de agradecer: “Deixo os meus sinceros e humildes agradecimentos a esses exímios e brilhantes professores e pesquisadores. Sempre vou ter os dois como exemplo para minha carreira”.

E por falar em carreira, o, agora, Dr. Wagner iniciará o pós-doc na Entomologia/UFV. Ele pretende  trabalhar bastante, dar continuidade à parceria com o pesquisador belga e buscar uma posição de professor em uma das universidades federais brasileiras. “Meus planos são firmar os contatos, tanto nacionais como internacionais, que fiz durante o doutorado. Acho que isso é importante para uma carreira de êxito. Há ainda possibilidades de pós-dourado em outros países. Já tenho estabelecido alguns contatos na Alemanha e também na Bélgica com o professor Guy. Mas ainda há muitas oportunidades que devo avaliar com carinho” – comenta.

Sobre a parceria da UFV com a Universidade de Ghent, o professor Raul avalia que ela vai adiante. “Além da parceria formal firmada, com suporte da Entomologia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Diretoria de Relações Internacionais, foi possível a prospecção de outras iniciativas de interesse com mais cinco colegas da UFV, em Viçosa e Florestal”.

Mas como também destaca o professor Raul, “o maior beneficiado pelo esforço é o Dr. Wagner Barbosa. Foi dele também o maior empenho. A oportunidade e o reconhecimento são merecidos. A convivência com dois universos de pesquisa distintos, personalidades variadas e exigentes, e a expressão de sua capacidade em ambos cenários merecem elogios. A tese produzida, os quatro manuscritos gerados e o êxito da defesa também merecem o acompanhamento”.

Quem participou da defesa de Wagner garante que ela teve sabor especial, e não foi apenas pela dupla titulação inédita até então na Entomologia, e entre a UFV e a Universidade de Ghent. A ocasião foi comemorada com direito a chocolate e cerveja belga, garantidos pelo professor Guy¸ que ainda acrescentou uma boa dose do seu dinamismo e bom humor.

Participantes da defesa: Guy Smagghe (Ghent University, Bélgica), Lessando Gontijo (UFV-Florestal), Wagner Faria Barbosa, Maria Augusta L. Siqueira (Departamento de Biologia Animal/UFV), Raul Narciso Guedes, Terezinha Della Lucia e Chris Cutler (Dalhousie University, Canadá.

Participantes da defesa: Guy Smagghe (Ghent University, Bélgica), Lessando Gontijo (UFV, Florestal), Wagner Faria Barbosa, Maria Augusta L. Siqueira (Departamento de Biologia Animal/UFV), Raul Narciso Guedes, Terezinha Della Lucia e Chris Cutler (Dalhousie University, Canadá).