Pesquisador da Universidade de Western Ontario visita a Entomologia

Jeremy McNeil

O especialista em comportamento e ecologia química de insetos, Jeremy McNeil, da University of Western Ontario, visitou a Entomologia no mês de agosto, quando ministrou um curso de Semioquímicos e iniciou as atividades do projeto “Are refuge areas effective as a Bt resistance management strategy when using transgenic plants? Pheromone ecology of Spodoptera frugiperda in Brazil”, coordenado pelo professor Eraldo Lima e com participação do professor Eliseu José Guedes Pereira.

Durante três anos, o pesquisador da universidade canadense desenvolverá pesquisas em parceria com os professores da Entomologia, com o objetivo de verificar a compatibilidade reprodutiva da lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) oriunda de cultivo convencional e transgênico (cultivo Bt – Bacillus thuringiensis).

O professor Eraldo explica que “no Brasil, grande área de milho cultivada é de milho Bt, que provoca resistência nos insetos sobreviventes, no caso específico, na lagarta-do-cartucho. E adotam-se áreas contíguas de milho transgênico e milho não transgênico, para que seja fonte de insetos susceptíveis. Assim, queremos saber se os insetos das duas áreas mantêm o mesmo nível de comunicação química para reprodução. Além disso, sabemos da existência de duas raças de S. frugiperda no Brasil e queremos investigar a comunicação entre elas com o fator resistência e susceptibilidade envolvidos no sistema”.

As estudantes Fernanda Freitas e Nataly de la Pava também participam do projeto. Sob a orientação do professor Eliseu, Fernanda está pesquisando o comportamento de emissão do feromônio sexual em populações de S. frugiperda resistentes e susceptíveis. Já Nataly, orientada do professor Eraldo, está estudando a resposta dos machos ao feromônio sexual das populações resistentes e susceptíveis de S. frugiperda em túnel de vento. De acordo com o professor Eraldo, em 2015, um pós-doc irá para o Canadá desenvolver parte dos trabalhos do projeto no laboratório coordenado pelo professor McNeil, na Universidade de Western Ontario.

Antes do projeto atual,  Jeremy já havia desenvolvido vários trabalhos com o professor Eraldo. O professor da Entomologia conta que “a pareceria nasceu pelo interesse mútuo em estudar ecologia comportamental associada à comunicação por feromônios em insetos”. Atualmente, o professor Jeremy McNeil é Pesquisador Visitante Especial, do programa Ciência sem Fronteiras.

Jeremy McNeil e Eraldo Lima

Além do pesquisador da University of Western Ontario, a Entomologia contará com a colaboração de mais quatro pesquisadores visitantes especiais, em projetos com outros professores do Programa de Pós-Graduação. Os visitantes virão da University of British Columbia, da Dalhousie University, da Kansas State University e da University of Southampton. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>