Cooperação científica internacional: Entomologia receberá mais cinco pesquisadores visitantes

Durante três anos, cinco pesquisadores do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos vão desenvolver projetos no Brasil em parceria com professores da Entomologia, através do programa Ciência sem Fronteiras. Ao longo deste período, os pesquisadores devem permanecer no Brasil de 30 a 90 dias por ano, em estadias contínuas ou não. A estadia dos cinco visitantes na UFV intensifica o intercâmbio e a cooperação, proporcionando aos estudantes e orientadores da Entomologia, a oportunidade de  trabalhar diretamente com pesquisadores de destaque na produção científica internacional.

Três visitantes virão do Canadá: O professor Jeremy McNeil, da University of Western Ontario, em trabalho conjunto com os professores Eliseu José Guedes Pereira e Eraldo Rodrigues de Lima. O professor Murray Isman, da University of British Columbia, que desenvolve um projeto em parceria com o professor José Cola Zanuncio. E o professor G. Christopher Cutler, da Dalhousie University, em parceria com o professor Raul Narciso Carvalho Guedes.

O visitante dos Estados Unidos é o professor Marcelo Ramalho-Ortigão, da Kansas State University, que desenvolve um projeto com o professor Gustavo Ferreira Martins. Já o pesquisador da Inglaterra, o professor Philip L. Newland, da University of Southampton, desenvolve pesquisas com o professor Eugênio Eduardo de Oliveira.

A modalidade de bolsa para Pesquisador Visitante Especial, do programa Ciência sem Fronteiras, tem como objetivo o apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade no Brasil.

A vinda dos cinco pesquisadores à UFV foi aprovada numa chamada realizada no ano passado. Mas esta não é a primeira vez que a Entomologia é contemplada. O Programa já conta com a cooperação de um pesquisador do México. Há dois anos, o professor Octavio Miramontes Vidal, da Universidad Nacional Autónoma de México,  participa de um projeto  em parceria com o professor Og DeSouza. Eles investigam a organização social de cupins, por meio da aplicação de sistemas complexos. O professor Octavio já é conhecido na Entomologia. Frequentemente ele vem ao Brasil para dar continuidade ao trabalho que desenvolve com a equipe do Laboratório de Termitologia da UFV. Saiba um pouco mais sobre essa parceria.