IV Simpósio de Termitologia terá abordagem multidisciplinar

Entre os dias 7 e 10 de novembro, será realizado na UFV, o IV Simpósio de Termitologia (SymTermes). O evento está sendo cuidadosamente organizado pela equipe do Laboratório de Termitologia, sob a coordenação do professor Og DeSouza. Além de termitologistas, o evento busca atrair pesquisadores de diversas áreas que utilizam cupins como modelo para estudos. Engenheiros civis, arquitetos e urbanistas, cientistas sociais, físicos, agrônomos, biólogos e outros estudiosos são esperados para o IV SymTermes, em Viçosa (MG). Para ter uma ideia da variada programação, o evento terá minicursos na área de computação, ilustração científica e uma aula magna ministrada por um físico. E o melhor, o IV SymTermes está com inscrições abertas e por um preço bem acessível.

O estudante José Augusto Martins Roxinol, doutorando em Entomologia, participa da organização e revela como o evento está sendo preparado: “Conquistamos a participação de bastante termitólogos até o momento. Mas nesta edição, queremos mais. Queremos ir além dos biólogos e agrônomos que trabalham diretamente com cupim. Estamos incentivando e nos esforçando para heterogeneizar ainda mais o Simpósio. Queremos atrair outras áreas. Isso porque os cupins servem de modelos para estudos nas áreas de computação (modelagens e programação envolvendo o comportamento dos cupins), civil, arquitetura e urbanismo (modelos eficientes de construção e mobilidade urbana inspiradas nos cupins), sociais (os cupins como insetos sociais são modelos de diversas abordagens contemporâneas para a sociedade humana), física (com os sistemas complexos e quânticos), entre outras. Queremos atrair esses públicos também”.

Quatro conferencistas de outros países estão entre os palestrantesRebeca Rosengaus, da Northeastern University (EUA), David Sillam-Dussès, da Université Paris 13 (França), Theodore Evans, da University of Western (Austrália) e Octavio Miramontes, da Universidade Nacional Autônoma do México. O evento ainda contará com a participação de termitólogos brasileiros, que ministrarão aulas magnas: Reginaldo Constantino (UnB), Eliana Cancello (USP), Ana Maria Costa Leonardo (UNESP-Rio Claro), Og DeSouza (UFV), Alexandre Vasconcellos (UFPB) e Paulo Fellipe Cristaldo (UFS).

Os participantes inscritos no IV SymTermes poderão ter o seu trabalho publicado em um número especial da revista Sociobiology. O doutorando José Augusto Martins Roxinol explica que “o diferencial do Simpósio é que todos os resumos aceitos para os anais do evento recebem um DOI, o que aumenta as chances do trabalho ser citado. Além disso, a revista internacional Sociobiology abriu uma edição especial sobre cupins para o Simpósio. Assim, os participantes que quiserem submeter artigos para o evento poderão inscrever para esta edição especial”.

Ficou interessado em participar? Aproveite os preços especiais das inscrições:

• Estudante de graduação: R$ 70
  • Estudante de pós-graduação: R$ 100
  • Profissionais: R$ 120
  • Minicursos: R$ 30 (cada)

Para se inscrever, acesse www.symtermes.ufv.br.  Nesse site você encontra todas as informações sobre o evento, que conta com o patrocínio da CAPES, Vale e CRBio-04. Curta também a página do IV Symtermes no Facebook e acompanhe todas as atualizações.

Programação IV Symtermes