I Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal começa com sucesso na UFV

_DSC6896

Teve início na segunda-feira, dia 20, a primeira edição do Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal. São três dias de evento, em que os participantes, vindos de todas as regiões do Brasil, participam de discussões sobre “temas bem diversos, que envolvem tanto vertebrados quanto invertebrados, quando expostos a diferentes contaminantes ambientais”.

O professor Eugenio Eduardo de Oliveira, que integra a comissão organizadora do evento, destaca a diversidade do público presente no Simpósio: “Há participantes de todas as regiões do Brasil, onde gostaria de destacar participantes do Pará, Santa Catarina, Goiás e Tocantins. Tivemos mais de uma centena de inscritos, sendo 55 de graduação, 48 de pós-graduação e nove profissionais (pós-doutores e professores), de todos os tipos de instituições. Temos inscritos de institutos federais, de universidades federais, de universidades particulares, além de empresas de assistência técnica, como a Epagri, de Santa Catarina”.

_DSC6973_stitch

O primeiro dia do evento foi marcado por palestras e minicursos. A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. William Karasov, da University of Wisconsin–Madison, nos Estados Unidos. Ele abordou o tema “Wildlife ecotoxicology: how new trends and techniques advance knowledge”.  De acordo com a doutoranda Jerusa Oliveira, que também participa da organização do evento, “no primeiro dia, tivemos um balanço muito positivo, com todas as expectativas alcançadas. Ressaltando que este é o primeiro simpósio sobre esse tópico na UFV e atingimos um número grande de inscritos, incluindo representantes de todas as regiões do país”.

Nesta terça e na quarta-feira, acontecem as apresentações dos pôsteres e outras comunicações orais. Na tarde desta terça-feira, ocorreram duas palestras: “Pesticidas e suas múltiplas desordens em abelhas”, ministrada pelo professor da UFV, Dr. Gustavo Ferreira Martins, e “Utilização da tecnologia de Eletropenetrografia (EPG) em estudos toxicológicos com pesticidas em hemípteros”, ministrada pelo Dr. Edmar Souza Tuelher (UFV). À noite será a seção de pôster.

Já na quarta-feira, último dia do evento, além de comunicações orais e minicursos, serão ministradas três palestras, no Auditório 2 do prédio EBS:

  • Às 8h: “Insetos aquáticos como modelos em estudos ecotoxicológicos utilizando inseticidas neurotóxicos e metais pesados” – Dr. Eugenio Oliveira (UFV)
  • Às 14h: “Arsênio e reprodução: efeitos sobre animais saudáveis e diabéticos.” – Dra. Mariana Machado Neves (UFV)
  • Às 15h: “Peixes podem ser bioindicadores de contaminação ambiental?” – Dr. Laércio dos Anjos Benjamin (UFV)

O I Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal é uma iniciativa de professores e estudantes dos departamentos de Entomologia e Biologia Animal da UFV.

_DSC6849

One Comment on “I Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal começa com sucesso na UFV

  1. Parabéns aos idealizadores e organizadores. Um evento que atingiu e superou seus objetivos. Esperamos que outras edições sejam realizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>