Representantes discentes dão boas vindas aos novos alunos da pós

Os estudantes que ingressaram neste semestre no PPG em Entomologia, tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas que surgem no início do curso, durante um bate-papo na última quinta-feira, dia 9. Os representantes discentes, Wilson Rodrigues Valbon e José Augusto Roxinol, promoveram o encontro, onde foram repassadas as principais informações que um estudante precisa saber ao ingressar na pós-graduação. Além do repasse de informações, o bate-papo foi uma oportunidade para os estudantes se conhecerem e apresentarem aos colegas suas linhas de pesquisa e respectivos orientadores.

Temas como, regimento da pós-graduação na UFV, coeficiente de rendimento, registro de pesquisa, plano de estudo e bolsas, foram abordados. Dúvidas sobre como fazer registro do plano de estudo ou como acompanhar o andamento de um processo no SGPPG, sobre coeficiente de rendimento e os motivos que podem gerar um processo de desligamento do aluno, foram esclarecidas. Estudantes que já estão no PPG há mais tempo, também aproveitaram para levantar seus questionamentos, sobretudo, a respeito da burocracia e das exigências para montagem da banca de defesa de tese ou dissertação.

Na oportunidade, foram apresentados aos novatos: o chefe do Departamento de Entomologia, Eraldo Rodrigues de Lima, o coordenador do PPG, Simon Luke Elliot, e a secretária do PPG em Entomologia, Eliane de Castro Silva. Neste link , você encontra todos os tópicos que foram abordados na reunião.

Para finalizar, foi proposta a realização de uma confraternização nos próximos meses. Os novos alunos ainda receberam a missão de encontrar um “padrinho” da Entomologia. “O padrinho deve ser um estudante do último semestre do doutorado ou do mestrado e deverá ser apresentado durante a confraternização. Além disso, o afilhado deverá comparecer na banca de defesa do seu padrinho”.

Segundo os representantes discentes, “o bate papo com os alunos foi bem proveitoso, marcado por muita descontração e troca de informações. Destacamos a importância de tais reuniões para integrar os alunos e fazer com que essa integração seja mais um motivo de satisfação e qualidade em nosso programa”.

Os estudantes Wilson Rodrigues Valbon e José Augusto Roxinol informam que foi criado no Facebook, o perfil Discentes Entomologia UFV, com o objetivo de divulgar informações e esclarecer dúvidas relacionadas às atividades do PPG em Entomologia, bem como aproximar estudantes e professores. Além do perfil no Facebook, os alunos podem entrar contato com os representantes pelo e-mail discentes.entomologia@gmail.com .