Professores da Dalhousie University e da Entomologia UFV desenvolvem pesquisas em conjunto sobre hormese

A Entomologia recebeu por quinze dias a visita do professor Christopher Cutler, da Dalhousie University (Canadá). Em parceria com o professor Raul Narciso Guedes, o professor canadense desenvolve pesquisas que buscam explorar efeitos potencialmente benéficos de pequenas doses de agentes tóxicos em inimigos naturais. Durante a sua estadia em Viçosa neste mês de janeiro, além de desenvolver atividades dos projetos  em andamento,  o professor  Christopher aproveitou para estabelecer contatos com a Diretoria de Relações Internacionais e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV. E ele ainda participou da banca de defesa de tese do estudante Wagner Faria Barbosa.

A parceria entre os professores Christopher e Raul surgiu com a revisão de literatura sobre hormese que eles fizeram para o periódico Pest Management Science. Atualmente, os pesquisadores desenvolvem dois projetos em conjunto. O projeto “Good Stress for Good Insects: Assessing the Potential of Hormesis to Enhance Production of Biological Control Agents” é coordenado pelo professor da Dalhousie University e conta com o financiamento da agência canadense AUCC (Asssociation of Universities and Colleges of Canada). O objetivo da pesquisa é buscar condições de estresse que potencialmente favoreçam a produção de agentes de controle biológico de insetos-praga.

Já o segundo projeto, “Stress-Induced Hormesis in Arthropods and Potential to Pest Management”, é coordenado pelo professor Raul e financiado pelo CNPq na modalidade Pesquisador Visitante Especial. O objetivo é investigar o efeito de estresse subletal por inseticidas em artrópodes e o impacto potencial desse fenômeno no manejo de pragas.

Além da contribuição científica, o professor canadense destaca  que espera construir, em  longo prazo, uma colaboração produtiva entre os laboratórios dele e do professor Raul, em que estudantes do Brasil possam ir para o Canadá, e estudantes do Canadá possam vir ao Brasil para fortalecer suas habilidades científicas e “enriquecer as suas mentes” através do intercâmbio cultural.

Neste ano, dois estudantes da Entomologia, Vinícius de Abreu e Milaine Fernandes,  embarcarão para a cidade de Truro, onde ficarão por um ano sob a orientação do professor Christopher, na Dalhousie University. De acordo com o professor Raul, em 2016, outro doutorando da UFV também deverá embarcar para o Canadá. E espera-se que ainda em 2015, a Entomologia receba um estudante de doutorado da Dalhousie para uma estadia em Viçosa.

De acordo com o professor Christopher, esse tipo de cooperação internacional é fantástica em vários sentidos: seja pela troca de ideias e técnicas, como também pela rede de contatos que se estabelece e pela oportunidade para crescimento pessoal  e acadêmico dos estudantes.  O pesquisador canadense deixou bem claro a sua expectativa com relação a parcerias futuras: “Espero que nos próximos meses nós possamos estabelecer um acordo mais formal de colaboração entre a UFV e a Dalhousie University”.

Reunião Chris Cutler Entomologia UFV

Professor Christopher Cutler ( Dalhousie University) se reúne com orientadores e estudantes da Entomologia.