Doutorandos participam de curso de Ecologia Química nos Estados Unidos

Os doutorandos Hernane Dias Araújo e Antônio Cláudio Ferreira da Costa participaram do Insect Chemical Ecology – ICE 14, curso realizado no período de 1º a 15 de junho, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Os estudantes, orientados do professor Eraldo Lima, apresentaram os trabalhos: “Discrimination of host plants and mating preference in two host strains of the fall armyworm, Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)” e “Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae) in Brazil: can an invasive species interfere with the chemical communication of a native species?”.

Durante duas semanas, os participantes ouviram palestras ministradas por 22 especialistas de diferentes países. A programação contou com uma viagem de campo para pomares no sul da Pensilvânia, onde foi possível acompanhar a utilização de semioquímicos de forma aplicada. Além da apresentação de trabalhos e sessões de discussão em grupo, houve ainda uma experiência prática de laboratório utilizando várias técnicas em pesquisa com semioquímicos.

O Insect Chemical Ecology é realizado desde 2003. A cada edição o curso é sediado em um local diferente, alternando entre o Centro de Ecologia Química da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State University), a Universidade Sueca de Ciências Agrícolas (SLU Alnarp) e o Instituto Max Planck de Ecologia Química, na Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *