Coleção especial traz 14 artigos sobre Drosophila suzukii em regiões neotropicais

A revista Neotropical Entomology acaba de publicar uma coleção especial sobre a Drosophila suzukii, praga que ameaça as plantações de frutas de casca fina em todo o mundo. A publicação especial “Potential ecological interactions and challenges for the management of Spotted-Wing Drosophila in recently invaded regions” reúne 14 artigos com foco especial na região neotropical e tem edição dos professores Eugênio Oliveira, orientador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV, e Flávio Garcia, da Universidade Federal de Pelotas.

Esta é a primeira vez que uma publicação reúne trabalhos sobre o manejo da praga em solo neotropical. “O nosso manejo da Drosophila suzukii é geralmente importado da Europa e dos Estados Unidos, e não necessariamente inclui as melhores soluções para a gente. A ideia, com essa coleção, é falar das nossas dores e fortalezas para enfrentar essa praga e mostrar como essa experiência neotropical pode enriquecer e trazer mais possibilidades para outras regiões, em especial as áreas recentemente invadidas”, explica Eugênio.

Os 14 artigos reúnem o trabalho de 55 pesquisadores da região neotropical, além da colaboração de entomologistas europeus. Os editores Eugênio e Flávio assinam também um editorial, que traz informações gerais sobre a publicação e alguns dos destaques dos artigos. Na região Neotropical (notadamente Brasil, Argentina, Uruguai, México e Chile), 64 espécies de plantas, de 25 famílias, foram identificadas como capazes de hospedar  Drosophila suzukii. “No Brasil, o impacto maior é sentido nas plantações de morango e, especialmente no Sul do país, e pêssego”, diz Eugênio. Em Minas Gerais, a presença da D. suzukii foi registrada pela primeira vez em 2017, na região de Ervália, pela equipe coordenada por Eugênio.

Entre as contribuições que os pesquisadores locais oferecem ao debate mundial em torno do manejo da praga estão isolados de nematóides que, de acordo com as pesquisas iniciais, podem ter efeito sob o inseto e parasitóides da região que se mostram mais eficientes do que os que estão disponíveis hoje na europa. “Parte deste conhecimento está disponível nesses artigos. Existem plantas nossas que servem para desenvolvimento de moléculas com grande potencial para controlar essa praga também. A diversidade de hospedeiros que temos aqui na região, a variação climática, tudo isso são variações relevantes e podem contribuir.”

A Revista Neotropical Entomology é uma publicação da Sociedade Entomológica do Brasil, com 50 anos de história. A coleção sobre D. suzukii é a terceira já publicada pela revista. O debate sobre a praga vem chamando cada vez mais atenção em função do poder de destruição que ela oferece às plantações. “A infestação acontece no campo e, no Brasil, temos apenas uma ferramenta de controle, um inseticida usado para atrair os insetos. As demais opções, os agentes de controle biorracional, ainda estão sendo empiricamente utilizadas. É um processo ainda em maturação.”

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves