Visite o Museu de Entomologia da UFV sem sair de casa

O momento atual exige de todos nós distanciamento social. Então, que tal aproveitar este período de isolamento para “conhecer um pouco mais sobre o mundo dos insetos, compreender a sua diversidade e a importância para o homem”? Tudo isso sem sair de casa, a apenas um clique de distância, no site do Museu de Entomologia da UFV. A nova ferramenta divulga as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no Museu, trazendo uma exposição de caixas entomológicas elaborados por mestrandos e doutorandos em Entomologia, como parte das atividades da disciplina ENT 666 – Taxonomia Prática dos Insetos, ministrada pelo professor Frederico Falcão Salles. Além das belas imagens que compõem a galeria, ao clicar sobre o título de cada caixa entomológica, é aberta uma página com conteúdo explicativo, fotos e vídeos relacionados ao tema.

A doutoranda Marcela Miranda de Lima participou da iniciativa de criação do site e explica que o principal objetivo é dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Museu: “O site pretende ser um meio de divulgação do Museu e de suas atividades voltadas para o público acadêmico e não acadêmico. O site tem uma função para apoio na mediação das visitas ao Museu, podendo ser usado pelos professores como conteúdo para organizar a visita com os alunos, como material para pesquisa e trabalhos pós-visita ou como forma de mediação entre o público e os materiais expostos”.

A doutoranda acredita que essas atividades “são de grande relevância para a comunidade ao oferecer opções de se conhecer um pouco mais o mundo dos insetos, compreender sua diversidade e importância para o homem. Por sua vez, a comunidade científica se beneficia ao ter a oportunidade de divulgar o que faz, de explicar ao público como se faz ciência e qual é a sua importância na vida das pessoas”.

Vale lembrar que devido à pandemia de Covid-19, atualmente, as visitações ao Museu de Entomologia da UFV estão suspensas e que posteriormente, serão retomados os agendamentos de visitas e o empréstimo de material para escolas. Mas enquanto isso, você pode fazer uma “visita virtual”, acessando www.museudeentomologia.ufv.br