Comunicado da Comissão Coordenadora do PPG em Entomologia

Prezados docentes, discentes e colaboradores do PPG-Entomologia,

Neste momento difícil, é importante que todos (mas os discentes em especial) saibam que podem contar com a Comissão Coordenadora. Para relembrar, a Comissão Coordenadora é composta pelos professores Simon, Og, Gustavo e Frederico, e os representantes discentes Vanessa e Douglas. Há também um grupo de apoio sendo formado no Facebook ou via WhatsApp para os estudantes que permaneceram em Viçosa.

As indicações da UFV e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação se encontram nas respectivas páginas: https://www.ufv.br/coronavirus/faq/ e http://www.ppg.ufv.br/. Vale ressaltar alguns pontos:

1. O atendimento tanto da PPG quanto da Secretaria do PPG-Entomologia está não-presencial no momento, havendo necessidade entre em contato com a secretaria (ent@ufv.br).

2. Item 32 das Perguntas Mais Frequentes disponibilizadas pela UFV: “32 – As atividades de pesquisa precisam ser suspensas? Recomenda-se o trabalho remoto domiciliar. Em casos de extrema necessidade, como por exemplo cuidar de organismos vivos, o acesso às instalações da universidade poderá ocorrer a critério dos coordenadores dos grupos de pesquisa.

É um momento bom para adiantar trabalhos como projetos de pesquisa, textos para qualificações, trabalhos de conclusão, eventuais publicações ou mesmo para cursos online (há uma série de cursos sendo ofertados gratuitamente). Se qualquer estudante se sentir inconfortável com as atividades atuais, fiquem à vontade para entrar em contato com qualquer membro da coordenação.

3. A indicação de diversas autoridades é de ficar em casa o máximo possível e minimizar o contato físico com outras pessoas. A Comissão Coordenadora enfatiza a importância de agir de acordo com esta indicação. Ao mesmo tempo, reconhecemos que isso possa gerar ansiedade, especialmente com o cenário atual. O ideal é criar uma rotina dentro de casa e procurar se informar das atualidades em certos horários (“worry time” segundo os psicólogos). Também, isolamento físico não implica necessariamente em isolamento social.

4. Qualificações e defesas de dissertação ou tese não foram suspensas, desde que não sejam presenciais.

Atenciosamente,

Simon Elliot e Comissão Coordenadora do PPG-Entomologia