UFV recebe visita de professora universitária do Peru, egressa da Entomologia

Dra. Karina Vilca (ao centro) entre integrantes das equipes dos laboratórios de Ecotoxicologia e Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados.

Na última semana, a Entomologia recebeu a visita da professora da Universidad Nacional Santiago Antunez de Mayolo (UNASAM), Karina Soledad Vilca Mallqui. Karina é egressa do nosso Programa, onde concluiu o doutorado em 2013, sob a orientação do professor Raul Narciso Carvalho Guedes. A recente visita foi uma oportunidade para Karina rever os amigos, acompanhar mais de perto os trabalhos atualmente desenvolvidos e discutir possíveis parcerias para pesquisa.

Karina é professora titular da Faculdade de Ciências Agrárias da UNASAM e em breve estará completando 17 anos de docência na universidade peruana. Ela cursou o doutorado em Entomologia na UFV por três anos, com bolsa financiada pelo seu país de origem. “No Peru, não existe uma universidade que tenha doutorado em entomologia. Em 2009, o governo do país ofereceu 20 bolsas a professores universitários para fazer estudos de doutorado no estrangeiro. Eu escolhi o Brasil pela grande diversidade biológica e a UFV porque eu já tinha um colega que trabalha com um doutor em fitopatologia da UFV. Então, eu fiz a consulta à coordenação da Entomologia, eles me responderam que eu poderia fazer a aplicação para o doutorado e eu consegui a minha admissão. Só depois fiquei sabendo que a UFV tinha o nível mais alto no Brasil em entomologia e fiquei realmente satisfeita com a minha eleição” – afirma.

Para Karina, o período de estudos na UFV foi de grande aprendizado e muitas experiências: “No aspecto acadêmico, foi sem dúvida um período de muito crescimento, meus conhecimentos em entomologia cresceram e se consolidaram com outras áreas da biologia, como a ecologia, a etologia e a toxicologia. Com a tese e trabalhos realizados nas disciplinas, a minha formação na pesquisa se desenvolveram completamente. No aspecto pessoal, o crescimento foi ainda maior. A influência do povo brasileiro provocou uma mudança positiva muito importante na minha vida. Além da oportunidade de interatuar com estudantes de diferentes países do mundo que me permitiu conhecer outras culturas”.

Acrescentando-se que os trabalhos publicados, desenvolvidos durante a tese, levaram Karina a conquistar o prêmio “Reconhecimento Mulher Pesquisadora da Universidade Peruana 2013”, outorgado pela Assembleia Nacional de Reitores, a autoridade máxima das universidades do Peru. No doutorado, além da orientação do professor Raul, Karina contou com a colaboração do professor da Entomologia Eugenio Eduardo de Oliveira e do atual docente da UFV Campus Florestal, Lessando Gontijo.

Agora, três anos após concluir o doutorado, Kariana esteve no Brasil novamente e Viçosa foi destino certo. Ela nunca perdeu o contato com a UFV, mas a visita recente foi especial: “Foi uma experiência cheia de emoções, lembranças e satisfação de voltar a um lugar que fez uma grande mudança na minha vida pessoal e profissional. A emoção de ver os professores, companheiros e pessoal administrativo que se converteram em verdadeiros amigos e que ficaram em meu coração para sempre. Saudade daqueles que saíram para outras cidades ou países e reconhecimento por tudo o que a UFV fez em minha vida. Fiquei satisfeita em ver que a Universidade continua crescendo em infraestrutura e laboratórios, e que o nível dos estudos continua melhorando com a capacitação contínua dos professores e estudantes”.

Nesta semana, Karina retornou ao Peru, mas levou consigo vários planos e expectativas. Ela, que dá aulas das disciplinas Entomologia Geral, Entomologia Agrícola e Controle de Pragas na UNASAM, pretende estreitar ainda mais o contato com a UFV e não descarta futuramente retornar ao Brasil para um pós-doc. Karina destaca que “a UNASAM é uma universidade relativamente nova e a Agronomia ainda mais. Atualmente, sou a única professora na especialidade. Além disso, o laboratório não tem equipamentos e materiais necessários para fazer pesquisa. Mas, neste ano, devem ser adquiridos equipamentos básicos para iniciar os trabalhos de pesquisa. Espero que eles possam ser desenvolvidos com os professores da UFV”.