Editor executivo da Journal of Animal Ecology, Dr. Ken Wilson, apresenta o seminário “How do get published in peer-reviewed journals?”, na UFV.

O professor da Lancaster University, Dr. Ken Wilson, está na UFV para atividades de um projeto que desenvolve em conjunto com o professor da Entomologia, Simon Luke Elliot. O objetivo da parceria é “desenvolver estudos iniciais e criar uma rede de partidos interessados (‘stakeholders’) para o manejo de Helicoverpa armigera”. Financiado pela Newton Fund, do Reino Unido, o projeto faz parte de uma iniciativa de criação e fortalecimento de laços entre pesquisadores britânicos e de países emergentes como Brasil, China e México, em diversas áreas de pesquisa direcionadas ao desenvolvimento.

O projeto “Impact and biological control of a new invasive global crop pest in Brazil” terá duração de um ano e conta com a participação de outros pesquisadores do Reino Unido e do Brasil: David Grzywacz (University of Greenwich), Robert Graham (Harper-Adams University), Fernando Valicente (Embrapa) e Eliseu José Guedes Pereira (UFV).

Pela primeira vez na UFV, Dr. Ken Wilson está desenvolvendo algumas atividades do projeto, como um workshop realizado nesta segunda-feira, dia 7, onde se discutiu “as possibilidades de um manejo eficaz e sustentável da praga, o que incluiria o uso de controle biológico através de vírus entomopatogênico e o manejo de resistência a inseticidas e a Bacillus thuringiensis (Bt)” – informa o professor Simon.

Na sequência, o professor da Lancaster University seguirá com uma equipe da Entomologia UFV para a cidade de Patos de Minas, para realizar trabalho nos campos do Grupo Farroupilha Sementes, onde há um laboratório e uma biofábrica de controle biológico. O Grupo Farroupilha é um dos “stakeholders”.

Aproveitando a presença do Dr. Ken na UFV, ele foi convidado a falar sobre a sua experiência como editor executivo da Journal of Animal Ecology, revista pertencente à British Ecological Society. O seminário “How do get published in peer-reviewed journals?” atraiu muitos interessados, afinal o tema concentra boa parte dos esforços da pós. Estudantes e professores dos programas de pós-graduação em Entomologia e Ecologia lotaram o auditório do Bioagro no fim da tarde da última sexta-feira, dia 4.

O professor Simon chama a atenção para um fato curioso que acabou resultando na atual parceria com o editor da Journal of Animal Ecology: “Poucos anos atrás, eu submeti um artigo de revisão para a Ecology, e sugeri o Ken como revisor. Acabou que ele foi revisor e se declarou como tal, sendo que o normal é manter o anonimato. Ele foi muito crítico, mas de uma forma muito construtiva, melhorou muito o artigo (Elliot & Hart 2010). Posteriormente, meu orientado Farley e eu nos sentimos à vontade para pedir algumas pequenas sugestões metodológicas para um artigo na PLoSOne (Silva et al. 2013) e sugerimos o Ken como revisor novamente. Em 2014, quando surgiu o edital do Newton Fund, o Ken entrou em contato comigo e eu sugeri que fizéssemos uma proposta de trabalho com H. armigera. Isto é, o próprio processo de revisão de artigos, sobre o qual Ken falou muito durante o seminário, acabou levando a uma colaboração. O único problema agora é que não posso sugerir Ken como revisor” – lamenta.

2 Comments on “Colaboração para manejo de Helicoverpa armigera traz professor da Lancaster University ao Brasil

1. I have been looking for a good report about this information for a very long time. My mind is now at rest since I have seen this information. it has been helpful and it made me understand a lot more through this blog. I am afraid to say this but, you are missing a lot if you don’t know about this information about Lancaster University and the University of Sheffield. Thanks for this blog once again.

2. atraiu muitos interessados, afinal o tema concentra boa parte dos esforços da pós. Estudantes e professores dos programas de pós-graduação em Entomologia e Ecologia lotaram o auditório do Bioagro no fim da tarde da última sexta-feira, dia 4.