Saiba quem são os autores premiados no V Simpósio Internacional de Entomologia

Os melhores trabalhos apresentados durante o V Simpósio Internacional de Entomologia foram premiados no final do evento. Quem recebeu o prêmio pelo melhor pôster foi o estudante de Ciências Biológicas da UFV, Arthur Mayrink Elizeu. E o primeiro lugar das apresentações orais foi para o também estudante de Ciências Biológicas da UFV, João Paulo Pereira de Almeida. Conheça os demais autores premiados:

Apresentação oral

1º lugar: João Paulo Pereira de Almeida (UFV)

2º lugar: Débora Mello Furtado de Mendonça (UFV)

3º lugar: Emile Dayara Rabelo Santana (UFSE)

Premiado em primeiro lugar, João Paulo apresentou “First report of Wolbachia infection in Zaprionus indianus: evidence of a recent symbiont acquisition”, que é parte do seu trabalho de conclusão de curso. “Nós estudamos a mosca invasora Zaprionus indianus por causa de uma bactéria muito interessante, a Wolbachia, que é transmitida da fêmea para a prole. Essa transmissão direta causa efeitos impressionantes na prole, ela tende a aumentar a viabilidade das fêmeas. Então, utilizamos drosofilídeos como modelo para entender a dinâmica de como essa bactéria está se dispersando aqui na América do Sul”- explica o autor.

João Paulo

O estudante de Ciências Biológicas da UFV, João Paulo Almeida, premiado pela melhor apresentação oral.

Para João Paulo receber o prêmio pela melhor apresentação oral foi muito gratificante: “o evento teve muitas inscrições, foram muitos trabalhos bons, de alta qualidade científica. Então, é uma sensação muito boa, de representar o trabalho da minha orientadora Karla Yotoko, do meu laboratório (Laboratório de Bioinformática e Evolução), de representar o trabalho da minha equipe” – descreve.

Pôster

1º lugar: Arthur Mayrink Elizeu (UFV)

2º lugar: Marinely Bustamante Gomez (Fiocruz)

3º lugar: Gabriel Khattar (UFRJ)

Prestes a concluir a graduação em Ciências Biológicas, Arthur Mayrink Elizeu, teve o seu pôster selecionado entre 299 trabalhos. Ele apresentou o trabalho intitulado “Cytogenetic characterization of Sitophilus granarius (Coleoptera: Curculionidae)”. O estudante avalia que o seu trabalho tem grande relevância pela importância comercial dos insetos pesquisados. “Sitophilus granarius é uma espécie praga de grãos estocados. Ele é muito parecido morfologicamente com outras espécies do gênero. A citogenética veio justamente ajudar a caracterizar cariotipicamente essa espécie, de forma a conseguir diferenciá-la das demais”.

Premiado pela primeira vez, Arthur se diz um pouco surpreso e manifesta a sua gratidão àqueles que foram fundamentais para o êxito do trabalho:  “Não poderia deixar de agradecer ao Lucas Braga, esse trabalho foi parte da dissertação de mestrado dele, e também agradecer à minha orientadora Mara Garcia Tavares”.

Arthur Mayrink

O estudante de Ciências Biológicas da UFV, Arthur Mayrink Elizeu, premiado pelo melhor pôster.

Para saber mais sobre os trabalhos, baixe o caderno de resumos do evento.

Veja outros autores premiados:

Concurso de fotografia e ilustração científica

Além de premiar os autores dos melhores pôsteres e apresentações orais, o V Simpósio também elegeu os vencedores dos concursos de fotografia e ilustração científica. Neste link , você pode conferir a relação de todos os vencedores, bem como as fotografias e ilustrações premiadas.