Sábado é dia de “Ciência na Praça”, no bairro Nova Viçosa

No dia 3 de junho, o bairro Nova Viçosa receberá a segunda edição do “Ciência na Praça”, um projeto que tem como objetivo discutir ciência em espaços públicos, integrando a UFV e a comunidade viçosense. A Entomologia participará do “Ciência na Praça” com os estandes Conhecendo as formigas de nosso quintal, organizado pelo mestrando Felipe Nery, e Insetos em Cena, organizado pelos alunos da disciplina  ENT 662 – Fisiologia de Insetos.

Temas como: a importância dos insetos na perceptiva de diferentes culturas e regiões, lutas entre os insetos, como seria enxergar através dos olhos dos insetos, diferentes aspectos relacionados à locomoção e diferenças entre os padrões de crescimento e desenvolvimento dos insetos poderão ser explorados pela comunidade no estande Insetos em Cena – adiantam os estudantes da ENT 662.

De acordo com o estudante Felipe Nery, o estande Conhecendo as formigas de nosso quintal mostrará a diversidade de formigas da região. “Como nós do Laboratório de Ecologia de Comunidades estamos trabalhando na identificação das formigas de Viçosa, vimos a necessidade de levar esse conhecimento para fora da academia”. Os visitantes poderão visualizar pela lupa as características de diferentes espécies de formigas, ver fotos feitas por alunos do PPG em Entomologia e ainda saber curiosidades sobre as espécies.

Além da Entomologia, os departamentos de Biologia Geral, Microbiologia, Tecnologia de Alimentos e Administração também vão expor trabalhos durante o “Ciência na Praça”, nos seguintes estandes:

• Biologia e reprodução do mosquito da dengue
  • Vírus: os vilões causadores de doença ou os heróis na luta contra bactérias?
  • Extração caseira natural do maracujá para produção de geleias caseiras
  • Educação Previdenciária

Como se pode ver, a programação está imperdível. Então, programe-se para não ficar de fora: o “Ciência na Praça” será no próximo sábado, das 9 às 11h30min, na APOV (Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa), no bairro Nova Viçosa.

O projeto

O projeto “Ciência na Praça” é uma iniciativa do Núcleo Viçosa da Rede CsF. O Núcleo integra uma organização nacional, formada em sua maioria por estudantes que retornaram de intercâmbio pelo programa Ciências sem Fronteiras, cuja missão é usar as experiências de intercâmbio para melhorar o Brasil.

O Núcleo Viçosa iniciou as suas atividades em setembro de 2015, visando ajudar especialmente a comunidade carente da cidade. Atualmente, o Núcleo Viçosa desenvolve vários projetos, como: Universitário por um diaRede Idiomas, Ciência na Praça, entre outros.

O projeto Ciência na Praça “visa estimular uma maior articulação entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade viçosense, através de exposições públicas de trabalhos científicos desenvolvidos dentro da UFV, que promovam a troca de saberes e experiência”.  A primeira edição do projeto foi realizada em dezembro do ano passado, na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, no bairro de Fátima. Veja como foi.