Perfil: Dona Paula

Maria Paula Aparecida da Costa

Esta sexta-feira, 7 de agosto, é dia de comemorar o aniversário de uma pessoa muito especial: Maria Paula Aparecida da Costa, a Dona Paula. Ela marcou a história do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV. Foram 18 anos dedicados à secretaria do Programa. Dona Paula se aposentou em 2011, ano em que se despediu da UFV e também de Viçosa. Logo após a sua aposentadoria, ela se mudou para a cidade de São Pedro, no interior de São Paulo, sua terra natal.

O destino escolhido não poderia ser melhor. Além de retornar à sua cidade de origem, Dona Paula foi buscar “uma qualidade de vida melhor, uma vez que São Pedro é uma cidade turística”. Conhecida pelas suas belezas naturais, a cidade fica a pouco menos de 200 quilômetros da capital paulista. Com 32 mil habitantes, a pequena São Pedro oferece opções de lazer aos turistas mais aventureiros. Mas a cidade também é um convite ao descanso para aqueles que buscam tranquilidade, sendo um lugar ideal para desfrutar a merecida aposentadoria após toda uma vida de trabalho.

Dona Paula ingressou na UFV em 1984, quatro anos após chegar a Viçosa, cidade onde foi morar depois que se casou. Ela conta que “como todo início de carreira, na maioria das vezes, foi preocupante. Eu não conhecia a rotina administrativa de uma universidade”. Inicialmente, Dona Paula ficou lotada no Departamento de Engenharia Agrícola, onde, segundo ela, também encontrou “pessoas maravilhosas” que a apoiaram muito. De lá foi transferida para o Departamento de Biologia Animal e no ano de 1993 começou a trabalhar na secretaria do PPG em Entomologia.

A são-pedrense foi a segunda secretária do Programa. Antes dela, a secretaria era ocupada por Clara Eunice Dias. Questionada sobre a rotina da secretaria de um programa de pós-graduação, Dona Paula é enfática: “cada secretária tem a sua maneira de organizar e lidar com a secretaria sob sua responsabilidade. Sem dúvida, a secretaria é o local onde tudo passa e se resolve na medida do possível, tornando assim, a rotina estressante, mas ao mesmo tempo prazerosa a cada situação resolvida”.

Mesmo já tendo passado alguns anos desde que se aposentou, Dona Paula ainda é carinhosamente lembrada. E não é por acaso. “A minha relação com professores e alunos sempre foi muito respeitosa. Sempre lidei com as pessoas com muito respeito” – destaca.

Respeito talvez seja uma das palavras que melhor defina a relação de reciprocidade entre Dona Paula e o PPG em Entomologia. Esse sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém. Isso, a prestativa Dona Paula sabe bem o que é. E após a sua saída permaneceu o apreço, a consideração de todos que com ela conviveu. Dona Paula ocupava o cargo de auxiliar em administração na UFV e exercia com muita competência as funções de secretária. Com a sua eficiência, zelo e dedicação ao trabalho, ela conquistou o respeito e a admiração de muitos mestres e doutores por aqui.

Em meio ao clima ameno e agradável que dura quase o ano todo em São Pedro, Dona Paula deixa uma mensagem aos colegas: “Quero que saibam que foi muito gratificante trabalhar na secretaria da Pós-Graduação em Entomologia/UFV. Agradeço a todos o carinho e o respeito por mim dispensados até hoje”.

Na verdade, Dona Paula, somos nós que temos que agradecê-la por todos os anos dedicados ao nosso Programa. Esperamos celebrar por muito mais tempo o dia 7 de agosto. Parabéns pelo seu aniversário, pela sua simplicidade e pelo legado de profissionalismo que nos deixou!

7 Comments on “Perfil: Dona Paula

  1. Que bom te ver bem! Merece todas as homenagens nesse dia de festa. Lembro da Paula amiga, solícita, doce, sorridente e com uma disposição invejável. Saudades das nossas conversas na hora do almoço. Saudades de você. Parabéns Paula! Felicidades e muita paz! Beijo grande

  2. Dona Paula, parabéns por mais um aniversário e pelo exemplo deixado como SERVIDORA pública! Tive a satisfação de conviver com a senhora desde quando estagiário de graduação na UFV. Acho que todos que a conheceram tem muito respeito por sua pessoa. Vale lembrar que a secretaria é um dos principais elementos constituintes de um programa de pós-graduação. Concordo com a D. Paula que ”a secretaria é o local onde tudo passa e se resolve na medida do possível, tornando assim, a rotina estressante, mas ao mesmo tempo prazerosa a cada situação resolvida”. É importante lembrar que atualmente a rotina estressante da secretaria parece ter aumentado pelo maior número de estudantes e exigência de editais para quase tudo, mas acredito que a satisfação (felicidade) de servir ao público para melhor atender suas necessidades continua sendo recompensadora do esforço dos profissionais que atualmente ocupam esse cargo!

    Parabéns, felicidades e aproveite a simpática São Pedro!

  3. Não preciso dizer que D. Paula, a minha mãe, é meu maior e melhor exemplo de vida…ela junto com o meu pai , são os melhores referencais de respeito, competência e responsabilidade que alguém pode ter!!! Que esse 7 de agosto de repita por muitos anos!!!

  4. Dona Paula é um exemplo a ser seguido por todos, estudantes, funcionários e professores. Ela pertence ao seleto grupo daqueles que merecem ser chamados de “cidadãos”. A Pós-graduação em Entomologia deve muito à atuação de Dona Paula e, se hoje temos o grau de excelência que temos, grande parte disso é resultado do trabalho incansável e responsável de Dona Paula ao longo dos anos em que nos brindou com sua presença, cuidado, gentileza e atenção.

  5. Parabéns Dona Paula, muitas felicidades foram somente dois anos que estive na UFV-Entomologia, o suficiente para admirar seu trabalho e atenção com os alunos da Pós Graduação;

    Felicidades

  6. Que homenagem perfeita. Paula, você fez e faz parte da formação de muitos que passaram pela Entomologia-UFV. Você é o exemplo de simpatia, simplicidade e comprometimento com o que faz. Que tenhamos muitas PAULAS em nossas vidas. Abs!

  7. A D. Paula era uma profissional dedicada e excepcional na atuação do trabalho e tinha uma relação com todos que atendia carinhosa e marcante. Ela dava a mesma atenção a professores e estudantes não deixando de fazer nada que era necessário e ia sempre além do que precisava atuar pensando a frente para resolver o problema de todos. Pro-ativa sempre!

    Ela se empenhava em fazer do curso o melhor e interagia tanto com a alta administração como com o grupo da Entomologia para que o relatório da CAPES estivesse sempre atualizado e que representasse o esforço do grupo para resolver as pendências e melhorar a preformance de todos.

    O que a marcava na mente de todos era a paciência, carinho e dedicação para atender como pudesse e ir além nos pedidos de alunos e professores. Era raro encontrar alguma dissertação ou tese de algum estudante que não tivesse na sessão de Dedicação um agradecimento `a D. Paula pela ajuda na burocacria e principalmente nas coisas do cotidiano. Ela era uma terapeuta amadora de grande eficiência.

    Como coordenador do curso, foram várias as vezes que nos dois trabalhavamos `a noite ou até em finais de semana para terminarmos o relatório da CAPES. Isso tudo era feito com bom humor, alegria e sem preocupação por estar trabalhando fora de hora. D. Paula é um doce de pessoa, uma alma gentil e iluminada e um ser humano evoluido.

    Mesmo quando passou por um momento difícil de saúde, ela nunca deixou de pensar no curso e nas pessoas que faziam parte dele. Sua dedicação era de corpo e alma. Em seu tempo `a frente da secretaria do curso ela era confidente, ouvinte, aconselhadora para todos aqueles que a solicitavam para alguma ação. D. Paula foi um bom anjo que se acolheu na Entomologia e cuidou de todos como cuidava de seus filhos e amigos próximos.

    Parabéns, D. Paula. Deus lhe dê muitas alegrias e saúde e obrigado por tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>