No último semestre aconteceram as primeiras apresentações de trabalho de conclusão de curso (TCC) dos estudantes de Agronomia da UFV. A mudança na grade curricular atingiu os estudantes que ingressaram no curso a partir de 2011. Agora, em 2015, estão acontecendo as primeiras defesas. O estudante Afonso Frade Canuto apresentou o seu TCC no dia 18 de junho e conta como está sendo essa nova experiência para a graduação. “A maioria dos meus colegas encaram com muita seriedade a proposta de ter que realizar o TCC, mesmo estando todos um pouco perdidos, uma vez que fomos a primeira turma de Agronomia a realizar o TCC” – comenta.

Afonso apresentou o trabalho “Avaliação da resistência cruzada entre inseticidas piretróides e a toxina Cry1Fa na lagarta-do-cartucho”, sob a orientação do professor Eliseu José Guedes Pereira. De acordo com o estudante, o seu TCC começou a ser desenvolvido em janeiro deste ano, com a montagem dos experimentos. “Eu realizava os testes com lagartas de cinco dias de vida. Eram necessários aproximadamente 30 dias entre os testes, pois realizava uma bateria de testes e tinha que esperar o inseto completar o ciclo para obter novamente lagartas com cinco dias de vida. Dessa forma, tive que aprender a me programar muito bem para conseguir realizar os testes” – descreve.

A maior dificuldade que Afonso enfrentou foi na hora de colocar suas ideias no papel, com base numa fundamentação teórica: “Tive muita dificuldade em ter que escrever sempre com o referencial de algum outro autor. Mas minha sorte foi poder contar com a ajuda do mestrando Silvério de Oliveira Campos, do doutor Oscar Fernando Santos Amaya e do professor Eliseu, que sempre me indicavam algum material no qual eu conseguia um referencial para continuar escrevendo”.

Para Afonso, o suporte dado pela equipe do Laboratório de Interação Inseto Planta foi além do TCC. Ele integrou por dois anos a equipe do professor Eliseu e assegura que esse período foi muito importante para a sua formação: “No Laboratório eu aprendi muito a trabalhar em equipe e a ter um comportamento de certa forma profissional. Fui estimulado a ler sobre diversos assuntos, em inglês e espanhol. Sempre teve muita cobrança, principalmente, por responsabilidade e respeito. E isso mudou meu comportamento em todos os lugares. Além desses aspectos, tive um contato muito intenso com entomologia, o que aprimorou meus conhecimentos na área”.

Agora, com o TCC devidamente apresentado e aprovado, o estudante prepara as malas para embarcar para os Estados Unidos, no dia 23 de agosto. Planejando colar grau em janeiro de 2017, Afonso passará um ano estudando na University of Wisconsin, na cidade de River Falls, através do programa Ciência sem Fronteiras.

Agronomia UFV

O curso de Agronomia teve início no ano de 1928, sendo um dos mais tradicionais da UFV e um dos mais bem conceituados do país. Todos os anos, são oferecidas 210 vagas para ingresso no Campus Viçosa. O curso também é oferecido no Campus Rio Paranaíba (40 vagas) e em Florestal (45 vagas). O curso de Agronomia tem duração de cinco anos e as aulas são em tempo integral.

Os estudantes que ingressavam até 2010 tinham como exigência para concluir o curso, a apresentação de um seminário. A partir de 2011, no Campus Viçosa, foi criada a disciplina FIT 499 – Trabalho de Conclusão de Curso, a ser cursada no 9º período.

A exigência do TCC para o curso de Agronomia está prevista na Resolução nº 1 do MEC, de 2 de fevereiro de 2006, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia. De acordo com essa Resolução, “o trabalho de curso é componente curricular obrigatório, a ser realizado ao longo do último ano do curso, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa”.

One Comment on “Estudantes de Agronomia da UFV apresentam primeiros trabalhos de conclusão de curso