Um grupo de alunos da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, de Ponte Nova (MG), esteve em Viçosa, na última quinta-feira, dia 10, para uma visita orientada à UFV. O objetivo foi colocar os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio em contato com o universo acadêmico. Os visitantes fazem parte do Projeto de Orientação Profissional em Escolas (POPe), coordenado pelo psicólogo Rafael Bretas. O Projeto busca “proporcionar aos estudantes a oportunidade de compreenderem melhor a si mesmos e o mercado de trabalho”. Na UFV, os estudantes do POPe conheceram alguns setores e departamentos, dentre eles, a Entomologia.

A Entomologia foi escolhida como um dos locais a serem visitados devido ao “seu reconhecimento e peso científico, que por possibilitar uma rica vivência teórica e prática (laboratórios e objetos de estudo palpáveis), atingiria (e atingiu muito bem) o nosso objetivo: conhecer como é, e como funciona uma especialização” – afirma o psicólogo Rafael Bretas.

Os doutorandos Geverson Aelton Resende Silva Rodrigo Soares Ramos, ambos representantes discentes da pós, foram responsáveis por receber os alunos e apresentá-los um pouco do universo da Entomologia. A visita foi bem produtiva. Os alunos tiveram a oportunidade de saber um pouco sobre o que é a Entomologia, a importância de se estudar os insetos, tomando como exemplos insetos benéficos, pragas agrícolas e florestais, e insetos relacionados à saúde humana, como o mosquito da dengue. Geverson e Rodrigo falaram da possibilidade de se fazer estágio na graduação e seguir na pós-graduação trabalhando com ensino, pesquisa e extensão. Eles explicaram a rotina de um pós-graduando e os deveres a serem cumpridos.

Panorama 1

De acordo com Geverson, eles também destacaram aos alunos a visibilidade que a Entomologia tem. “Falamos do site, das visitas internacionais de professores e pesquisadores, dos estudantes estrangeiros, da excelência do programa perante a Capes – conceito 7, da possibilidade de mestrado e doutorado sanduíche, da importância da internacionalização no estabelecimento de parcerias para desenvolvimento de pesquisas junto a outras instituições do país e do exterior, e do estabelecimento de contato entre professores e estudantes”. Para fechar a visita, os alunos conheceram os laboratórios de Neurofisiologia e Neurobiologia de InvertebradosManejo Integrado de Pragas e Ecotoxicologia.

Para Geverson, “iniciativas como essa são extremamente importantes, pois dessa forma podemos tornar o acesso e o conhecimento da pesquisa e ensino em entomologia mais popular. Com isso, conseguimos dar um retorno à sociedade e mostrar a importância do nosso trabalho. Nesse caso específico, ficamos muito lisonjeados, pois sabemos que de alguma maneira pudemos contribuir para uma futura escolha profissional desses alunos” – avalia o doutorando.

Panorama 2

Além da Entomologia, na quinta-feira, os estudantes de Ponte Nova conheceram duas empresas juniores – Agroplan e Tetu, a Biblioteca Central, assistiram parte de aulas práticas e teóricas no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, almoçaram no Restaurante Universitário e encerraram a visita à UFV com um lanche no barzinho do Diretório Central dos Estudantes.

Confira mais alguns momentos da visita à Entomologia:

2 Comments on “Pensando na escolha profissional, alunos do ensino médio de Ponte Nova visitam a Entomologia

• Oi, Karol! Obrigada. Ficamos felizes que você tenha gostado. Sempre temos novidades por aqui!