Estudante vivencia hospitalidade sulista durante doutorado sanduíche em Knoxville (EUA)

A “hospitalidade sulista” foi um incentivo a mais para o estudante Nilson Rodrigues da Silva embarcar para os Estados Unidos, para pesquisar sobre a determinação de sítios receptores de ligação de proteínas Cry de Bacillus thurigiensis (Bt) em sítios receptores de lepidópteros. Nilson defendeu recentemente a sua tese de doutorado em Entomologia na UFV, orientado pelo professor Eliseu José Guedes Pereira. Mas antes, ele passou dez meses desenvolvendo parte do seu estudo na University of Tennessee, sob a orientação do Dr. Juan Luis Jurat-Fuentes , “uma das maiores autoridades no estudo de mecanismo de ação e de resistência de lagartas a toxinas de B. thuringiensis”.

Knoxville, no estado de Tennessee, foi o destino de Nilson e sua esposa. Nilson garante que a região faz por merecer a fama que tem. “O sul dos Estados Unidos é conhecido principalmente pela sua hospitalidade. Lá, eu fui muito bem recebido e felizmente fiz grandes amizades. Conheci pessoas de diversas culturas, religiões e costumes. Aprendi a conviver com elas e a respeitá-las, e esse respeito era mútuo. O convívio era o melhor possível”- descreve.

Apesar da receptividade e boa convivência, Nilson enfrentou dificuldades no começo por não ter fluência no inglês. Ele conta que, no início, atividades simples como ir ao supermercado ou contratar algum serviço por telefone, parecia algo impossível. Mas com a prática do idioma tudo foi se tornando mais fácil. “Antes, meu inglês era limitado e eu tinha dificuldades em me comunicar. Agora, consigo me comunicar com facilidade e entender bem o idioma” – comemora.

Através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Capes, Nilson integrou por dez meses a equipe do Dr. Jurat-Fuentes , no Department of Entomology and Plant Pathology. Nilson explica que no estudo que desenvolveu na University of Tennessee, “foram utilizadas técnicas avançadas de marcação de proteínas, análises de western blot e de bioensaios com proteína marcada para a determinação de sítios receptores específicos de ligação de proteínas Cry de B. thurigiensis em sítios receptores de lepidópteros. Os resultados obtidos nesse estudo serão de grande importância para a obtenção de novos eventos transgênicos, bem como para o manejo de populações alvo de toxinas Bt no campo”.

Durante a sua estadia nos EUA, Nilson aproveitou para conhecer Nova York, Washington DC e cidades próximas a Knoxville. Para ele, sem sombra de dúvidas, o doutorado sanduíche foi uma das melhores experiências que já viveu. “Além de realizar a pesquisa, também fiz muitos amigos e pude conhecer bem a cultura local. Espero ter a oportunidade de conhecer outros países futuramente” – completa.