Participação em Encontro sobre Abelhas teve premiação de trabalho do PPGEnt e homenagem ao professor Lucio

Aconteceu entre os dias 12 e 14 de outubro, na USP de Ribeirão Preto, o XIII Encontro sobre Abelhas, principal evento sobre abelhas no Brasil. Vinte e sete representantes da  UFV estiveram presentes. Os professores Gustavo Martins e José Eduardo Serrão, ambos  docentes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia (PPGEnt), e o  pesquisador/egresso Rodrigo Bernardes participaram como palestrantes. Outros sete  egressos do Programa também estiveram presentes, incluindo as pesquisadoras doutoras Lisbetd Botina e Thaís Viana, e os discentes Andreza Ribas e Roberto Catania, que  apresentaram pôster. 

O trabalho “The impact of early-life exposure to three agrochemicals on gut microbiota of  stingless bees Partamona helleri“, de Lisbetd Botina, recebeu o prêmio de Melhor Apresentação de Pôster. Ainda durante o evento, foi lançado o livro “Estudos sobre Abelhas e Vespas Brasileiras – uma Homenagem ao Professor Lucio Campos“, festejando os 50  anos de carreira e 75 anos de idade do professor aposentado, ex-orientador do PPGEnt e referência na formação de vários entomologistas dedicados a pesquisas com abelhas sem  ferrão. 

“Nossa participação no evento foi importante para nos atualizarmos sobre as pesquisas  com abelhas (grupo de polinizadores mais relevantes) que estão acontecendo no mundo e principalmente no Brasil. Voltamos para Viçosa com muita coisa boa na ‘bagagem'”, avalia  Gustavo, coordenador do PPG. 

Entre os representantes da UFV presentes no Encontro estava o homenageado, professor Lucio, precursor dos trabalhos sobre abelhas sem ferrão em Viçosa. No PPGEnt, ele  orientou vários trabalhos acadêmicos no campo da fisiologia, morfologia, genética, ecologia  e preservação de abelhas. “O professor foi e continua sendo uma referência quando o assunto é abelhas e, mesmo aposentado, continua trabalhando voluntariamente na UFV,  nos auxiliando e dando conselhos valiosos. Somos privilegiados por tê-lo onipresente”, diz Gustavo. 

A homenagem foi uma iniciativa dos professores da UFV Helder Resende (Campus  Florestal) e Hugo Werneck (egresso da PPGEnt), ex-orientados de Lucio. O livro lançado  durante o encontro reúne alguns textos redigidos por ex-orientados e familiares, e outros 21  capítulos sobre resultados ou revisões preparados por pesquisadores sobre abelhas e vespas brasileiras – insetos sob os quais Lucio concentrou suas atividades acadêmicas.  Além do homenageado, estavam na plateia vários familiares do professor, incluindo irmãos,  filhos e netos, além de estudiosos de abelhas de todo o Brasil. 

O livro pode ser baixado neste link.

Lisbetd e Gustavo (ao centro) com membros da organização do Encontro

Pôster premiado 
O pôster premiado no evento é parte da tese de doutorado de Lisbetd, defendida em julho de 2022. O trabalho exibiu os efeitos subletais de um fertilizante (CuSO4), um herbicida (glifosato) e um bioinseticida (espinosade) sobre a composição da microbiota do trato digestivo em abelhas adultas derivados de larvas tratadas com agroquimicos. “Além disso, utilizamos o protocolo de exposição crônica em larvas de abelhas sem ferrão, proposto pelo  nosso grupo de trabalho”, explica a autora. “Nossas descobertas ressaltam a importância  das avaliações toxicológicas holísticas, que vão além da sobrevivência e incluem a análise  de variáveis biológicas menos convencionais, como avaliação da microbiota. Essas  abordagens se mostraram essenciais para obtermos uma compreensão mais abrangente dos potenciais efeitos adversos dos agroquímicos sobre os polinizadores.”

A doutora Lisbetd recebeu com alegria o prêmio que é, segundo ela, o reconhecimento de  um esforço coletivo. “Representa não apenas o meu esforço pessoal, mas também o  comprometimento e a dedicação do incrível time de trabalho que esteve comigo durante as  minhas pesquisas, principalmente do meu orientador, Gustavo, e meu coorientador, Wagner Barbosa. Estou muito grata pela oportunidade de compartilhar meu trabalho com a comunidade acadêmica e profissional. Isso me inspira a continuar buscando a excelência  em minha pesquisa e apresentações futuras.” 

O artigo que apresenta a pesquisa, intitulado “The impact of early-life exposure to three  agrochemicals on survival, behavior, and gut microbiota of stingless bees (Partamona  helleri)”, foi publicado em 2023 na Environmental Science and Pollution Research.

Fotos no alto da página: José Lino Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *