Coordenador do PPG participa do Seminário da CAPES

Da esquerda para direita, os professores egressos do PPG, Pedro Alves, Paulo Cristaldo, Gustavo Martins e Renato Sarmento

O professor Gustavo Martins, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia (PPGEnt), esteve em Brasília, nos dias 5 e 6 de outubro, para o Seminário de Meio-Termo da CAPES, evento para discutir com a comunidade acadêmica o andamento do processo avaliativo referente ao quadriênio vigente (2021-2024) e aprimoramentos para o seguinte (2025-2028).  Estiveram reunidos cerca de 300 coordenadores das Ciências Agrárias I, sendo 13 da UFV.

No encontro, Gustavo teve a oportunidade de se reunir com outros três egressos do PPGEnt que coordenam outros programas de pós-graduação pelo Brasil. “Isso foi uma surpresa, que mostra que nosso Programa faz escola num país gigante como o Brasil, e que nossos egressos de um passado recente estão em posição de liderança, coordenando outros programas strictu sensu“, diz Gustavo, que também é egresso do PPGEnt. Estavam em Brasília os professores/egressos Pedro Guilherme Lemes Alves, das Ciências Florestais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Campus Montes Claros), Paulo Fellipe Cristaldo, da Entomologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Renato de Almeida Sarmento, do Programa em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins (na foto acima, da esquerda para a direita, Pedro, Paulo, Gustavo e Renato).

Para Gustavo, a presença de egressos do PPGEnt no Seminário mostra o quanto o PPGEnt participa ativamente da pós-graduação nacional. “Se considerarmos o passado mais distante, veremos que nossos egressos têm obtido posições de destaque no cenário nacional e internacional. Se considerarmos que dois dos coordenadores (professores Paulo e Pedro) concluíram o Doutorado há pouco tempo (2014 e 2015, respectivamente), isso é ainda mais surpreendente, pois mostra que a formação de profissionais que exercem liderança na formação de recursos humanos de alta qualidade tem sido consistente no PPGEnt.”

Expectativas
Os Seminários de Meio-termo acontecem no terceiro ano de cada ciclo da avaliação, com o intuito de auxiliar no planejamento e na condução dos processos avaliativos, além de abrir espaço para o compartilhamento de experiências.

“Pudemos entender mais sobre como os programas são avaliados. Tivemos contato com o corpo técnico que cuida das Ciências Agrárias I, câmara da qual o PPGEnt  faz parte. Foi possível conhecer coordenadores de outros cursos de todo o Brasil e nos familiarizar melhor com o contexto dos cursos”, conta Gustavo. Para 2021-2024, a CAPES manterá, por decisão judicial, os critérios utilizados na avaliação do último quadriênio, e os cursos deverão utilizar a ficha de avaliação já conhecida. A agência também informou aos coordenadores sobre os critérios de distribuição de recursos. “Fomos avisados de que em 2024, por razões fiscais, a CAPES contará com menos recursos. Isso é ruim porque tivemos uma redução do PROEX em 10% de 2022 para 2023. Ter menos recursos nos imporá mais pressão no gerenciamento dos recursos do PPGEnt, que já são poucos.”

Coordenadores de programas na área de Ciências Agrárias compuseram a comitiva da UFV