Nova orientadora da Entomologia UFV é autora de um dos artigos mais acessados em 2018 na área de Ecologia

A professora Maria Augusta Lima, do Departamento de Biologia Animal da UFV, acaba de ser credenciada como orientadora do PPG em Entomologia. Recentemente, ela recebeu o selo Top 100 in Ecology 2018, como autora de um dos artigos mais acessados no Scientific Reports, periódico do grupo Nature. Na Entomologia UFV, ela pretende orientar pesquisas com Hymenoptera, usando principalmente abelhas e vespas eussociais como modelos de estudo. “O meu principal interesse é investigar como agentes poluentes podem prejudicar esses insetos. Também pretendo desenvolver pesquisas sobre a ecologia e o comportamento desses animais”.

Embora o credenciamento como orientadora seja recente, a relação com a Entomologia UFV é de longa data. “Fui aluna de mestrado e de doutorado do programa, entre 2002 e 2008. Participei da organização do I Simpósio de Entomologia da UFV, que hoje é um evento internacional. Ministro uma disciplina de pós-graduação denominada Insetos Sociais, que tem como principal público estudantes do curso. Atualmente, cooriento estudantes e tenho parcerias com diversos pesquisadores do Programa. Alguns dos meus ex-estudantes de iniciação científica e mestrado também ingressaram no Programa. Portanto, me pareceu natural que eu solicitasse credenciamento, para auxiliar na formação de uma nova geração de entomologistas”.

Nesta nova fase como orientadora do PPG em Entomologia, a professora Maria Augusta espera “contribuir para que o curso continue sendo reconhecido como um programa de pós-graduação de excelência no Brasil. Para isso, pretendo orientar estudantes que estejam realmente empenhados em fazer pesquisas de qualidade e que auxiliem no desenvolvimento científico e tecnológico do país”.

1 Maria AugustaPor sinal, um desejo genuíno para uma pesquisadora que até já teve um trabalho de sua autoria entre os mais acessados do mundo em uma revista do grupo Nature. O artigo “Extremely Low Frequency Electromagnetic Fields Impair the Cognitiv and Motor Abilities of Honey Bees” foi o 35º mais acessado em 2018 na área de Ecologia. De acordo com a autora, “esse estudo demonstrou, pela primeira vez, que radiações eletromagnéticas emitidas por torres de transmissão de energia elétrica prejudicam as abelhas melíferas, que são os principais polinizadores do mundo. A exposição a esses campos reduziu a capacidade de voo e a memória das abelhas, o que pode reduzir a capacidade delas de polinizarem diversas plantas. Consequentemente, a proximidade das abelhas a torres, linha de transmissão e outras fontes de radiação eletromagnética pode reduzir localmente a produção de alimentos e a reprodução de plantas nativas”.

Dada a relevância e o alcance desse estudo, a pesquisadora recebeu o selo Top 100 in Ecology 2018, emitido pela revista Scientific Reports. Para ela, ter recebido esse reconhecimento “foi uma honra e alegria imensas! Esse prêmio demonstra que trabalhos desenvolvidos em parceria com outras instituições e com financiamento adequados podem contribuir de fato para a ciência e tecnologia nacional e global”. Vale destacar que esse trabalho é fruto de um projeto desenvolvido por professores da UFV, dentre eles o professor da Entomologia Eugênio Eduardo Oliveira, que também recebeu o selo Top 100 in Ecology 2018, em parceria com pesquisadores da University of Southampton (Inglaterra).

Se você ficou interessado pela linha de pesquisa desenvolvida pela nova orientadora da Entomologia UFV, entre em contato com a professora Maria Augusta pelo e-mail maugusta@ufv.br . Quem sabe num futuro bem próximo, ela venha a ser sua orientadora e você integre o corpo discente do PPG em Entomologia da UFV, avaliado pela Capes com Conceito 7. Lembrando que o Processo Seletivo 2020 estará com inscrições abertas até o dia 21 de outubro de 2019. Aproveite e leia os critérios para a seleção de candidatos