Estudantes do PPG assumem rotina intensa de preparação para o VII Simpósio Internacional em Entomologia

A proximidade do VII Simpósio Internacional em Entomologia da UFV, que acontece em setembro, vem movimentando a comunidade científica, com a promessa de uma semana inteira de programação e muita troca de conhecimento. 

Mas se falta pouco para o evento virar realidade para centenas de especialistas do Brasil e do mundo, ele já mudou intensamente a rotina de muitos dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, que se dividem em seis comissões organizadoras e desenvolvem um trabalho duro para fazer o Simpósio sair do papel. 

“Nossas atividades começaram em junho de 2022. Quando falamos do VII Simpósio Internacional em Entomologia da UFV, a palavra que nos vem à mente é experiência! Queremos que todos os inscritos, estudantes ou profissionais, sejam capazes de absorver ao máximo o evento, tanto na parte científica quanto na cultural”, conta Jéssica Martins, que ao lado de Douglas Ferreira compõe a Comissão Geral, responsável por alinhar o trabalho de toda a equipe. 

“O nosso objetivo é entregar a todos os participantes um simpósio que aborde questões interessantes, atuais e tecnológicas na entomologia, integrando as áreas de biodiversidade, biologia e agronomia. Para isso, contamos com a presença de profissionais renomados nas diferentes áreas da entomologia, englobando pesquisadores tanto nacionais quanto internacionais. Estamos a todo vapor!”, garante Mellis Layra Soares Rippel, que lidera a Comissão Científica do simpósio, ao lado de Elenir Queiroz.

Abaixo, apresentamos um pouco mais do trabalho das duplas que estão à frente de cada comissão. Junto com elas, outras dezenas de estudantes trabalham para deixar tudo pronto para quando setembro chegar! 

“Estamos a 3 meses da realização do evento, e a ansiedade é gigante. Nos esforçamos para nos mantermos ativos e por dentro de tudo o que vem acontecendo em cada comissão individualmente e, desta forma, tentamos participar nas reuniões internas, além daquelas que envolvem todos os organizadores. A rotina é bem intensa, mas estamos conseguindo conciliar todas as demandas. Estamos trabalhando para oferecer muitas opções de atividades extra-simpósio que em breve serão divulgadas. Como Comissão Geral, nós acabamos auxiliando nas atividades de todas as comissões e, nesta reta final do evento, nossos próximos passos serão baseados principalmente na divulgação do evento e em auxiliar no gerenciamento e recepção dos participantes que chegarão em Viçosa. Esperamos que o evento seja enriquecedor para quem dele participa, que seja um espaço inclusivo e com trocas de experiências muito proveitosas para os inscritos.”
Douglas Ferreira e Jéssica Martins
Comissão Geral do Simpósio


“Nosso trabalho é voltado em gerenciar os sistemas do evento, das inscrições dos participantes até as reservas de alojamento. Além de sermos responsáveis pelo site, pela realização dos orçamentos e organização dos itens que serão distribuídos aos participantes e palestrantes. Somos também a linha direta com os inscritos, onde sanamos as dúvidas e auxiliamos em eventuais problemas no processo de inscrição e submissão de trabalhos. Nosso trabalho começou com um levantamento de informações a respeito do simpósio e das edições passadas. Logo em seguida, desenvolvemos o site do simpósio e o alimentamos com todas as informações a respeito do evento, de forma que os participantes pudessem ter acesso a tudo que fosse pertinente. Posteriormente iniciamos o processo de gerenciamento da plataforma de inscrições e submissões de trabalhos. Realizamos uma série de orçamentos com empresas fornecedoras para composição dos itens a serem inclusos no kit de participantes e palestrantes. Recentemente, estamos auxiliando a comissão científica com definição de palestrantes e organização da programação, criação de formulários e gerenciamento das submissões de trabalhos, minicursos e com o concurso de fotografia e ilustração. O maior desafio acreditamos que seja alinhar todas as nossas demandas do simpósio às nossas atividades cotidianas. Nosso time é formado por estudantes de mestrado e doutorado que, além do simpósio, também estão dedicados a outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.” 
Diego Souza e Samuel Lima
Comissão de Secretaria

“Estamos numa fase em que a demanda de trabalho está alta. Realizamos reuniões com a equipe da nossa comissão e também com os líderes das demais comissões para organizar os últimos detalhes para a realização do simpósio. É nosso trabalho a busca por patrocinadores e parceiros para o simpósio através de empresas privadas e órgãos de fomento e o gerenciamento de toda a parte financeira do simpósio. Já entramos em contato com as empresas privadas oferecendo diferentes cotas de patrocínio, realizamos parcerias com cursos da UFV e com hotel para hospedar os palestrantes e demais participantes, escrevemos e submetemos propostas para órgãos de fomento para solicitar auxílio financeiro para o evento, realizamos um levantamento do orçamento geral junto com cada comissão, aprovamos os orçamentos. Nossa intenção é que nosso trabalho fique marcado como trabalho em equipe, organizado e que cada comissão tenha o recurso necessário para fazer o simpósio acontecer. “
Keminy Bautz e Lorene Reis
Comissão de Financeiro e Patrocínio


“Além de pensar criativamente em toda a infraestrutura do evento, estamos organizando o coquetel de abertura e a festa de enceramento, a fim de proporcionar uma calorosa recepção e integração entre os envolvidos e gerar boas recordações. Além disso, atualmente estamos empenhados organizando as viagens e estadias dos palestrantes, bem como fechando parcerias que visam reduzir custos voltados para alimentação, transporte internos e estadia dos participantes. Nosso maior desafio quando nos deparamos com um evento dessa dimensão são os inúmeros detalhes e cuidados que temos que ter para garantir que as coisas irão funcionar de forma efetiva durante o evento e que seja o melhor a todos; e, ao mesmo tempo, que seja o mais viável para nossa realidade. Nosso objetivo principal é proporcionar acolhimento e bem-estar aos participantes e palestrantes, através de uma organização bem planejada e estruturada. Queremos que a nossa comissão seja marcada pela excelência e eficiência.”
Pablo Fernandes Braga e Lorrana Francisca Oliveira Almeida
Comissão de Infraestrutura

“Nós dividimos nossa comissão em equipes, de modo a agilizar mais as tarefas que competem à parte científica do evento. Então temos integrantes trabalhando diretamente com a submissão de resumos e gerindo os avaliadores, os quais irão corrigir os resumos. Temos também uma equipe cuidando das propostas de minicursos, além das submissões de fotos e ilustrações científicas dos participantes do simpósio. E ainda uma equipe que gerencia toda a parte de comunicação com os palestrantes (nacionais e internacionais). Alguns integrantes também coordenam equipes compostas por organizadores de outras comissões como as de Infraestrutura e Divulgação. A comissão Científica se reúne toda semana, mas temos também reuniões que acontecem em cada uma dessas equipes menores. Nosso toque especial, além é claro dos temas interessantíssimos das palestras e mesas redondas, é a nossa programação extra (uma das coisas inéditas nesse simpósio)! Estamos preparando atividades muito legais para oferecer aos participantes. Tais atividades irão acontecer no sábado. Além disso, estamos buscando por atividades culturais da UFV para indicar aos simposistas nos dias do evento. Temos ótimas expectativas quanto a essa edição do simpósio, e esperamos poder alcançar as expectativas depositadas em nós tanto por parte dos simposistas quanto das empresas e palestrantes! Estamos muito animadas para o evento! E felizes em poder compartilhar um pouquinho do que vem acontecendo por trás do evento!”
Mellis Layra Soares Rippel e Elenir Queiroz
Comissão Científica


“Depois de adiamentos, em virtude da pandemia, precisávamos primeiro dizer a todos que o evento ia rolar! E, depois de fechar a identidade visual e tema, nós intensificamos ainda mais essa divulgação. Tentamos divulgar o simpósio no Brasil e também em outros países, graças à internet. Membros dessa comissão e de outras comissões fizeram a divulgação em outros eventos da área que eles estiveram presentes, apresentando um pouco do nosso querido Simpósio Internacional de Entomologia! Agora estamos focados em mais estratégias de divulgação pelas redes sociais, as quais são a nossa base desde o início, e também intensificando a divulgação presencial, tanto no campus da UFV, quanto em outras universidades e instituições. É um evento de grande porte, e se torna um desafio enorme pois não temos todo nosso tempo dedicado a isso. Somos pós-graduandos e graduandos, com muitos requisitos de curso pra cumprir, disciplinas pra cursar, projetos para escrever, experimentos para executar, e fora as milhares de atividades que englobam a vida de um jovem cientista. São muitas burocracias para resolver também, problemas que surgem de última hora e temos que tomar decisões quanto a isso. No entanto, ver o ânimo do nosso público e o quanto estavam esperando por esse evento nos deixa muito felizes.”
Laís Viana e Lisbetd Botina
Comissão de Divulgação

A programação completa do VII Simpósio Internacional de Entomologia pode ser vista aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *