Entomologia UFV atrai interesse de estudante argentina para doutorado sanduíche

A doutoranda em Ciências Biológicas Paula Gabriela Páez Jerez, da Universidade Nacional de Tucumán (Argentina), escolheu a UFV, mais precisamente o PPG em Entomologia, para realizar o seu estágio de doutoramento sanduíche. Ela permaneceu em Viçosa (MG) o período máximo que a sua bolsa de estudos permitia. Foram apenas seis meses, mas tempo suficiente para vivenciar uma rica experiência acadêmica e cultural. A escolha de vir para a Entomologia UFV foi motivada pelas boas referências que a estudante obteve: “Comecei a procurar mais informações e gostei muito das opções que a sua pós-graduação oferece”.

Com bolsa concedida pelo CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas), no doutorado, Paula pesquisa sobre pragas emergentes na soja Bt, estudando a biologia e métodos de controle dos lepidópteros praga (complexo de Spodoptera sp.) na soja Bt. Na UFV, ela passou seis meses desenvolvendo experimentos no Laboratório de Interações Inseto-Planta, coordenado pelo professor Eliseu José Guedes Pereira.

Paula Gabriela Páez Jerez

O professor da Entomologia destaca: “Que eu saiba, ela é a primeira estudante da Argentina no nosso Programa e tem a particularidade de vir em DS sanduíche, o que é diferente, porque normalmente enviamos nossos estudantes para o exterior, mas raramente recebemos”.

A doutoranda chegou a Viçosa no dia 1º de junho. “O meu período na UFV foi maravilhoso. Gostei de tudo. Tive a oportunidade de conhecer gente boa demais que me ajudou durante todo o semestre. Além do que, pude fazer os experimentos e as disciplinas fixadas desde o começo (Toxicologia de Inseticidas, Seminário e Pesquisa). Graças a Deus não tive nenhuma dificuldade para me adaptar na UFV e na cidade de Viçosa. Todos sempre foram muito gentis comigo”.

No dia 1º de dezembro, a engenharia agrônoma formada pela Universidade Nacional de Tucumán se despediu de Viçosa e embarcou para o Rio de Janeiro, para conhecer um pouco mais o país que a recebeu de braços abertos para esse período de doutorado sanduíche. “Não conhecia o Brasil, foi a primeira vez que estive aqui. Estou apaixonada pelo país! Adorei o seu idioma, sotaque, a sua música, tudo!” – finaliza sem esconder todo o seu entusiasmo.

Paula Gabriela Páez Jerez 4