Egressos e orientadora do PPG coordenam Informe Agropecuário que a Epamig lança nesta sexta

Será lançada nesta sexta-feira, 11 de agosto, a nova edição do “Informe Agropecuário, Bioinsumos: das biofábricas à produção nas propriedades rurais“, publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A publicação é coordenada pelos egressos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Elem Fialho Martins e Felipe Lemos e pela professora Madelaine Venzon, orientadora do PPG e pesquisadora da Epamig. O professor e orientador do PPG Angelo Pallini também participa da publicação como consultor técnico. 

Reflexo das pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos, o Informe aborda as diversas tecnologias existentes hoje para bioinsumos, como uso de predadores e parasitóides, compostagem e vermicompostagem, boas práticas na produção e utilização de insumos microbiológicos, além do uso de insetos para alimentação animal, base do novo paradigma no manejo de pragas e doenças e na melhoria da qualidade do solo.

“O Informe Agropecuário é uma publicação de referência no meio agronômico, pela qualidade das informações e pela linguagem técnica. Nesta edição, reunimos artigos de pesquisadores referências nas áreas específicas abordadas. Os bioinsumos fazem parte das estratégias de manejo agroecológico de pragas, e levar ao público informações atuais sobre o tema contribui significativamente para a adoção de tecnologia sustentável para a produção de alimentos”, diz Madelaine. 

De origem vegetal, animal ou microbiana, os bioinsumos ganharam espaço há relativamente pouco tempo. No século passado, a produção dos insumos diversos necessários à atividade agropecuária era dominada por processos industriais sintéticos e complexos, com base em uma matriz química. “Acredito que precisamos popularizar o conceito de bioinsumos na agricultura. Muito desse conhecimento ainda está restrito a publicações de artigos científicos, inclusive em outros idiomas. Com a publicação do Informe, esperamos que mais agricultores, estudantes e profissionais do setor tenham acesso a essas novas tecnologias de base biológica”, diz Felipe, mestre e doutor pelo PPG Entomologia.

“Foram muitos documentos compartilhados, muitos e-mails, textos excelentes escritos pelos autores dos capítulos, e principalmente muita doação por parte de cada membro que compôs esta edição do IA”, conta Elem, também egressa do PPG nos cursos de mestrado e doutorado. “Hoje, ao ver esse material pronto, tenho a sensação de dever cumprido ao retornar para a sociedade parte do meu treinamento profissional adquirido durante anos junto a gigantes da pesquisa, como a Epamig e a UFV.”

O lançamento do Informe acontecerá nesta sexta, 11 de agosto, no Auditório da Epamig Sede, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Canal Oficial da Epamig no YouTube. Às 10h25, acontece uma mesa redonda com moderação de Trazilbo José de Paula Júnior, diretor técnico da Epamig.

Foto: Frederico Salles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *