Doutoranda coleta dados no Museu Cantonal de Zoologia, na Suíça

A doutoranda Marcela Lima e o professor do Programa de Pós-Graduação em Entomologia (PPG Entomologia ) Frederico Salles acabam de retornar de uma visita técnica ao Museu Cantonal de Zoologia, em Lausanne, na Suíça. Marcela passou duas semanas trabalhando intensamente na coleta de dados para sua tese, que tem como foco as relações de parentesco entre as famílias de Ephemeroptera. Dirigido pelo professor Michel Sartori, que é coorientador de Marcela, o Museu Cantonal guarda a maior coleção desta ordem no mundo, com exemplares colhidos em diversas épocas e regiões.   

“Meu foco é recuperar a história de relacionamento entre as famílias de Ephemeroptera. Para isso, passei dez dias tirando fotos e observando a morfologia dos exemplares”, conta a pesquisadora. Nesta etapa inicial, Marcela está colhendo dados referentes a cerca de 140 características, observadas, cada uma delas, em aproximadamente cem insetos da ordem. “Eu estou elaborando uma tabela com todos esses espaços para preencher, e, neste sentido, a ida à Suíça foi importantíssima, fundamental para o desenvolvimento do trabalho. A coleção é uma mina de ouro, e eles têm equipamentos maravilhosos para tirar fotos. Tive acesso a centenas de lâminas com várias estruturas de organismos com um valor imenso.”

Na sequência, Marcela vai completar a coleta de dados na literatura e também com a análise de exemplares depositados no Museu de Entomologia para, em seguida, iniciar a etapa de análise. “Para encontrar as relações de parentesco, preciso encontrar as características que vão me permitir descobrir quem é relacionado a quem”, explica a estudante, que há três anos cursa o doutorado, sob orientação de Frederico. Bolsista do CNPq, Marcela teve a viagem financiada com recursos da taxa de bancada. 

Trabalho conjunto
Desde 2013, quando realizou um pós-doc no Museu Cantonal, o professor Frederico Salles trabalha em parceria com a equipe coordenada por Michel Sartoni. Juntos, já publicaram artigos e realizaram pesquisas diversas. Desta vez, além de supervisionar o trabalho de Marcela, o professor colheu dados para dois outros trabalhos em andamento e que fazem parte da sua bolsa em produtividade do CNPq, inclusive uma parceria com Sartori sobre um grupo de Ephemeroptera da Papua-Nova Guiné. “É um trabalho em que estou muito feliz por estar participando, uma excelente oportunidade para estudar o grupo em um contexto global.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *