Com nova gestão, Insectum se prepara para coordenar organização do Simpósio de Entomologia

O Grupo de Estudos em Entomologia Insectum nunca esteve tão grande. Depois da última chamada, realizada em abril deste ano, o grupo soma agora 23 estudantes, da graduação e da pós-graduação, e se prepara para assumir a organização do Simpósio de Entomologia – evento tradicionalmente promovido pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia. Esta edição, prevista para o segundo semestre, marcará a retomada do evento, parado por dois anos em função da pandemia do Coronavírus. 

“Vimos primeiro a questão burocrática, a parte financeira e fizemos um plano de divulgação. Agora vamos contactar o pessoal da pós-graduação para saber quem mais quer participar da organização do simpósio”, explica o novo coordenador geral do grupo, Douglas Ferreira. A intenção é utilizar a experiência do grupo com produção de eventos em prol do simpósio, até hoje organizado por comissões de alunos formadas exclusivamente para este fim. 

A possibilidade de retomada das ações presenciais incrementa também outros planos do grupo para os próximos meses, com foco na capacitação interna. “Estamos convidando profissionais para nos trazer, a cada 15 dias, conhecimentos gerais que podem contribuir para a nossa carreira. Vamos juntos aprendendo a trabalhar com programas de computador, com divulgação, com formatação de currículo…”, exemplifica Douglas. 

No Youtube
Durante a pandemia, chamaram a atenção as lives e rodas de conversa online promovidas pelo grupo, com assuntos diversos voltados para a Entomologia. Muitos destes vídeos estão disponíveis no Canal do Insectum no YouTube .  “Já temos algumas outras engatilhadas, com assuntos de grande demanda de todos, e nossa ideia é manter o formato, que deu muito certo!” 

Nascido em 2019 dentro do PPG, o Insectum iniciou no ano passado um processo de abertura para alunos da graduação, na intenção de multiplicar os espaços de pesquisa e valorizar a Entomologia. Essa formação do Insectum deve ser mantida até o começo de 2023, quando nova chamada deve ser publicada.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *