Por causa dos efeitos da predação, o mosquito Aedes aegypti oviposita preferencialmente em habitats contendo larvas do predador Toxorhynchites theobaldi e larvas de coespecíficos mortas. Isso porque tanto a predação, como a presença do predador, fornece sinais químicos que indicam atividade de bactérias. Esta hipótese foi confirmada em um estudo realizado pelo doutor em Entomologia, Daniel Albeny Simões, e consta no artigo “Attracted to the enemy: Aedes aegypti prefers oviposition sites with predator-killed conspecifics”, publicado na Oecologia.

Para o estudo, foram realizados bioensaios de comportamento de oviposição no Laboratório de Comportamento de Insetos e Feromônios da UFV. Tanto o Aedes aegypti como T. theobaldi foram criados e mantidos a temperatura de 25±3°C, umidade relativa de 80±15% e fotoperíodo 12L : 12E. Já a avaliação dos efeitos da produção de bactérias foi realizada na School of Biological Sciences,  da Illinois State University, nos Estados Unidos. Aedes aegypti e Toxorhynchites rutilus, espécie norte-americana nativa, ecologicamente semelhante à T. theobaldi, foram mantidos em colônias a 25±5°C, umidade relativa de 70±15% e um fotoperíodo de 14L : 10E.

De acordo com o estudo, a predação por Toxorhynchites e os sinais químicos oriundos da predação aumentaram a abundância bacteriana no sítio de oviposição. Esse aumento é decorrente da presença de partes do corpo de presas não comidas pelo predador e pela liberação de exsudatos de ambos. Os resultados mostram que o ato de predação e a presença do predador  influenciam a escolha de sítios de oviposição e a composição da comunidade em sistemas aquáticos. Além de sugerir que a atração para oviposição é causada pelo aumento de bactérias, o trabalho também sugere que predadores como Toxorhynchites podem ser benéficos como agentes de controle biológico de Aedes aegypti.

One Comment on “Aedes aegypti prefere depositar seus ovos em locais que contenham larvas de predador