Estudante do doutorado apresenta trabalho em Workshop de Mirmecologia na Áustria

A estudante do doutorado em Entomologia, Pollyanna Pereira Santos, participou do 5º Workshop de Mirmecologia da Europa Central, realizado de 3 a 10 de setembro, em Innsbruck, na Áustria. Durante o evento, Pollyanna apresentou o trabalho intitulado “Identification of the chemical compounds in the venom of the tropical ant Pachycondyla striata F. Smith (Formicidae: Ponerini)”.

Considerando que o veneno das formigas é uma mistura rica em alcaloides, hidrocarbonetos, ácidos carboxílicos, proteínas, peptídeos e outros compostos bioativos, utilizados na defesa individual ou da colônia, o trabalho buscou identificar os principais compostos presentes no veneno de Pachycondyla striata.

Para o estudo, realizado com a orientação do professor José Eduardo Serrão, foram coletadas diferentes colônias de P. striata em Viçosa (MG), sendo que operárias tiveram o reservatório de veneno dissecado. O veneno foi submetido a técnicas de separação e identificação de compostos como eletroforese mono e bidimensional, cromatografia líquida e cromatografia gasosa, seguida de espectrometria de massas.

Pelas análises, foram identificados compostos como proteínas de ação alergênicas, peptídeos com atividade antimicrobiológica, alguns ácidos – como o oleico e o hexadecanóico, além de diferentes tipos de hidrocarbonetos C20-C30. Os resultados da pesquisa sugerem uma mistura complexa de compostos que podem estar envolvidos tanto na defesa quanto na comunicação química da espécie.

A autora do trabalho, Pollyanna Pereira Santos, possui graduação e licenciatura em Ciências Biológicas, e mestrado em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente, Pollyana está no terceiro ano do doutorado em Entomologia da UFV, onde trabalha com caracterização bioquímica do veneno de diferentes espécies de formiga, isolando compostos a partir do veneno que apresenta atividade antimicrobiológica acerca de microrganismos de importância médica, além de avaliar o efeito neurológico do veneno em vertebrados.