Pesquisadores da UFV participam de um dos principais eventos sobre Controle Biológico da América do Sul

A 13ª edição do Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol), promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil, foi realizada em Bonito (MS), de 15 a 18 de setembro. O Siconbiol é um dos principais eventos da área na América do Sul, reunindo cientistas, pesquisadores, educadores, estudantes e outros profissionais que trabalham com Controle Biológico. Um grupo de pesquisadores da UFV, entre docentes e estudantes de mestrado e doutorado, participou da 13ª edição do evento.

A estudante do mestrado em Entomologia, Renata Ramos Pereira, foi uma das participantes do Siconbiol. Ela apresentou dois trabalhos desenvolvidos na UFV sob a orientação do professor Marcelo Coutinho Picanço: “Controle biológico natural de Tuta absoluta (Lepidoptera: Gelechiidae)” e “Seletividade de Orius tristicolor (Hemiptera: Anthocoridae) a inseticidas”.

No primeiro trabalho, “Controle biológico natural de Tuta absoluta (Lepidoptera: Gelechiidae)”, o objetivo foi avaliar os fatores de mortalidade natural de pupas de Tuta absoluta, tendo em vista que esse inseto é uma praga-chave na cultura do tomateiro, causadora de danos, principalmente broqueamento dos frutos.

Já o trabalho “Seletividade de Orius tristicolor (Hemiptera: Anthocoridae) a inseticidas” buscou determinar a toxicidade de quatro inseticidas registrados para a Tuta absoluta ao percevejo predador Orius tristicolor e também buscou investigar qual o mecanismo envolvido na seletividade.

Além dos trabalhos apresentados, os participantes do 13º Siconbiol acompanharam mesas redondas e palestras sobre diversos temas. Nesta edição, foram discutidos: parasitoides; predadores; ácaros; plantas inseticidas; Organismos Geneticamente Modificados (OGM); semioquímicos; agroecologia e biodiversidade; mudanças climáticas; entomopatógenos; saúde pública; e seletividade; com destaque para controle biológico em manejo integrado em florestas e nas culturas de milho, soja, cana e algodão.

O Siconbiol acontece a cada dois anos, alternando com a realização do Congresso Brasileiro de Entomologia. Em 2013, o Siconbiol foi realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e a Universidade Federal da Grande Dourados.