Alimentação sustentável é tema de live nesta quinta

Alimentação sustentável é o tema da live que o grupo de estudos Insectum apresenta nesta quinta, 12 de novembro. O professor Dr. Eliseu Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, recebe o Dr. Tederson Galvan, autor do livro  “Prato meio cheio, meio vazio: Conquistas, desafios e alternativas para alimentar a humanidade sem destruir o planeta” para debater uma das principais preocupações dos setores de produção alimentícia: “Como alimentar de forma mais sustentável 11 bilhões de pessoas em 2100?” 

Tederson cursou Agronomia na UFV, quando integrou a equipe do professor Marcelo Coutinho Picanço, é doutor em Entomologia pela University of Minnesota (EUA) e já atuou em empresas como Monsanto e Bayer. Soma 20 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à agricultura, incluindo a biotecnologia, defensivos agrícolas, controle biológico, feromônios, entre outras. Também trabalhou nas áreas de estratégia e gerenciamento de produtos nos EUA, Brasil e ­Argentina. 

No livro, ele faz uma retomada histórica do desenvolvimento da agricultura, passando pelas principais inovações tecnológicas e suas consequências, no intuito de apontar caminhos para tornar a agropecuária mais sustentável. “Não tenhamos medo, mas estejamos certos de que teremos que nos esforçar mais. Apesar das dificuldades e inseguranças, temos totais condições de produzir alimentos saudáveis de forma mais sustentável para toda a humanidade. No entanto, nós, consumidores de alimentos, teremos que nos dedicar mais para entender melhor os sistemas de produção de alimentos e o que são estes alimentos. Precisamos diferenciar o que é verdade e o que é mentira, distinguir fatos de mitos sobre os alimentos que consumimos diariamente. Este esforço por um melhor entendimento da agricultura em geral é a nossa parte para garantir uma agricultura mais sustentável”, diz o autor, nas primeiras linhas do livro. 

A conversa online acontece às 17h no canal do Insectum no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *