Entomologia destaca legado do professor Stênio Nunes Alves

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia recebe com pesar a notícia do falecimento do ex-aluno Stênio Nunes Alves. Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Stênio foi aluno da Entomologia entre os anos de 1998 e 2000, quando cursou seu mestrado.

Doutor pela UFMG, Stênio dedicou-se à pesquisa na área de morfologia, zoologia dos invertebrados e parasitologia, com foco em helmintologia e entomologia, abordando especialmente inseticidas, substâncias bioativas e morfologia de mosquitos. Sob orientação do professor José Eduardo Serrão, ele desenvolveu na UFV o trabalho “Efeito da Ivermectina no Desenvolvimento de Culex quinquefasciatus”. “Stênio foi um dos primeiros estudantes de mestrado da UFV a trabalhar com toxicologia aplicada a controle de insetos que não fossem da área agrícola. Trabalhava com controle de pernilongo, abrindo essa linha não só para se avaliar efeitos de inseticidas, mas também o uso de muitos inseticidas alternativos – que hoje são destaque, como biopesticidas, que têm baixa toxicidade ambiental. Ele também começou a ver os efeitos colaterais que doses pequenas poderiam causar, avaliou não só o efeito tóxico de matar o inseto, mas também os efeitos colaterais, as modificações em órgãos internos e modificações na morfologia externa dos animais. Ou seja, uma linha que praticamente nasceu com os trabalhos dele”, conta o professor Serrão.

Stênio era professor titular da UFSJ desde 2008, acumulando também funções administrativas, mas seguia contribuindo com o PPGEnt. “Ele continuava trabalhando nessa linha, estava identificando compostos, inclusive publicamos alguns trabalhos esse ano e em 2019. Era um bom parceiro do programa, participou de várias bancas de defesa, de exames qualificação. Estava sempre por aqui com grande contribuição”, completa Serrão.

O professor faleceu na manhã desta quinta-feira. Em sua homenagem, a UFSJ decretou luto oficial de três dias.