Técnica do PPG Entomologia vai à França para capacitação em línguas românicas

A servidora Eliane de Castro Silva, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, esteve entre os dias 24 e 28 de junho na Université Savoie Mont Blanc, em Chambéry, na França, para o curso de capacitação “Intercompréhension entre langues romanes”, parte do “Summer Modules for Intercultural and Language Education (SMILE)”. Eliane foi contemplada pelo programa Erasmus+USMB, que selecionou técnicos e professores para o encontro na França, seja para participar do treinamento ou para ministrar cursos. 

Eliane foi contemplada pelo programa Erasmus+USMB

O curso escolhido por Eliane visa capacitar profissionais para uma melhor comunicação entre falantes de línguas românicas, com foco nas semelhanças entre os idiomas. “A intercompreensão de línguas românicas aprimora a minha capacidade de interação com estudantes e pesquisadores internacionais, facilitando a comunicação e a colaboração no ambiente acadêmico. Este aprendizado permitirá um suporte mais inclusivo e eficiente aos alunos estrangeiros do Programa, contribuindo para uma experiência acadêmica mais rica e satisfatória”, avalia. 

Eliane já tinha tido um primeiro contato com o conteúdo do curso, em uma visita realizada por professores estrangeiros à UFV, mas destaca os benefícios de ter se aprofundado no assunto, especialmente como parte de um grupo de alunos de diversas nacionalidades, se colocando inclusive no papel de aluna fora de seu país de origem. “Com certeza o olhar muda! Eu sempre busquei receber bem as pessoas, mas agora aumentou a minha capacidade de entender o que as pessoas estão precisando.” 

Além disso, ela conta que a  experiência a possibilitou adquirir uma visão mais ampla sobre práticas de internacionalização, que ela pretende aplicar na gestão e organização do Programa. “A capacidade de enfrentar desafios e adaptar-se a novas situações será um diferencial na administração das atividades diárias do programa, promovendo um ambiente mais dinâmico e acolhedor para todos os envolvidos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *