Viçosa recebe Congresso Brasileiro de Fitossanidade a partir de 21 de agosto

Será em Viçosa, entre os dias 21 e 23 de agosto, o VII Congresso Brasileiro de Fitossanidade (CONBRAF). A edição deste ano é presidida pelo orientador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Eugenio Oliveira, e conta com a participação dos professores Angelo Pallini e Elizeu Pereira, e do mestrando Leonardo Francesco, além de muitos outros membros da comunidade científica da UFV. A expectativa é de que o Congresso reúna cerca de 500 pesquisadores no Auditório Fernando Sabino. 

“Viçosa é pioneira nos estudos de fitossanidade, e já era hora de trazermos o evento para cá”, diz Eugenio, que participou da edição passada como palestrante e tomou a iniciativa de trazer esta edição para a UFV. Este ano, o tema central do evento é Sustentabilidade e Fitossanidade 4.0. Entre os enfoques programados estão ciência dos dados como aliada da fitossanidade e sustentabilidade; Tecnologia de aplicação no contexto da agricultura 4.0; Insumos Biorracionais e Biotecnologia; e Fitossanidade e técnicas de rastreabilidade da produção agrícola. 

A programação é composta por plenárias, sessões e mesas redondas, além de palestras e discussões. Os inscritos também terão acesso on-line aos Anais das palestras e aos Resumos. “Aqui em Viçosa somos quatro departamentos (Entomologia, Fitopatologia, Agronomia e Engenharia Agrícola) atuando de maneira conjunta para a gente cobrir todos os campos que envolvem o tema, como entomologia, fitopatologia, fitossanidades e também tecnologia de aplicação de pesticidas”, conta Eugenio.

Como resultado, o Congresso tem foco não apenas na parte acadêmica, mas também na visão técnico-profissional. “Estamos aqui congregando conhecimentos contemporâneos e desafios futuros. Nós queremos contemplar a questão da fitossanidade e da sustentabilidade, mas levando em consideração as oportunidades e os desafios decorrentes da automação da tomada de decisão e desse universo 4.0. Teremos então muita coisa interessante que vai dar ao profissional que atua na ponta, que está no mercado de trabalho, condições de se qualificar e ficar na vanguarda desse conhecimento.”

A programação completa do evento pode ser vista neste link. 
As inscrições ainda estão abertas, e podem ser feitas aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *