Og de Souza apresenta palestra na Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha

O professor Og de Souza, orientador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, apresentou na Espanha a palestra “Tudo o que você precisa saber sobre método científico”, com a qual ele já esteve em diversas universidades brasileiras. Desta vez, na Faculdade de Ciências Ambientais da Universidade de Castilla-La Mancha, em Toledo, Og falou a alunos e professores sobre o tema, que é também desenvolvido na disciplina que ele oferece aos estudantes de pós-graduação em Viçosa.

O convite partiu do professor José Luis Yela García, com quem Og trabalhou na época de seu doutorado, no Imperial College, na Inglaterra. “A intenção dele era abrir os olhos do pessoal da graduação para a necessidade de pensar com lógica e aplicar essa lógica na formulação de métodos científicos. Mostrar que hipótese não sai do nada, existe um método. A ideia era alertá-los, o quanto antes, para quando estiverem na pós-graduação e precisarem lidar com essas questões”, explica Og.

O conteúdo apresentado pelo professor na Espanha é parte da disciplina “Natureza da Pesquisa e Pós-graduação” (ENT 601) e constantemente debatido também em seu site, onde Og reúne textos e apresentações referentes ao tema. “É um assunto que eu domino bem, sobre o qual já falei muito para cientistas de diversas áreas. O título da palestra é bastante ambicioso, mas eu faço de propósito, é uma provocação”, conta o professor. “Existe um problema constante nessa coisa de método científico, que é o fato de as pessoas reduzirem isso a estatística, pura e simplesmente. Então, toda vez que se fala em método científico, pensa-se em delineamento experimental, mas isso é só um pedacinho da história, não é o mais importante que você precisa saber. Em resumo, o que é preciso saber é pensar com lógica. É ter pensamento crítico aplicado ao raciocínio científico.”

Esta foi a primeira vez que Og esteve na Universidade de Castilla-La Mancha. No Brasil, ele já apresentou esta mesma palestra nas universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Ceará (UFC), Estadual da Paraíba (UEPB), Federal Rural de Pernambuco (UFRP), e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).