Lançamentos editoriais destacam trabalho de professores e estudantes do PPG Entomologia

Um guia para inspirar professores de entomologia, uma coleção de histórias em quadrinhos, uma coletânea sobre os cupins da América Latina… O trabalho de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia tem sido destaque recente em livros de formatos distintos, lançados no mercado brasileiro e internacional. 

Esta semana, durante o VIII Simpósio Internacional de Entomologia, em Viçosa, foi lançado o livro digital “Didática em entomologia: Aulas práticas para construir teoria”, organizado pelo professor Og de Souza e pelas doutorandas Maria Lacerda e Ana Teixeira (na foto acima), reunindo textos de dezenas de professores e estudantes do programa. No mesmo evento, a comunidade acadêmica também pode conhecer a terceira edição de “Bio HQ: Biologia em Quadrinhos”, que se dedica à entomologia, com duas histórias assinadas pelos professores Angelo Pallini e Madelaine Venzon e suas equipes de pesquisadores. Na semana passada, a editora UFABC já tinha lançado “Cupins da América do Sul”, com três capítulos assinados pelo professor Og.

“Didática em entomologia: Aulas práticas para construir teoria”
A ideia por trás do livro acompanha o professor Og há décadas, desde que ele assumiu a disciplina “Entomologia Geral”, na UFV. “Eu gosto muito de didática, e comecei desde cedo a pensar em formas de o aluno construir a ideia, ao invés de a gente a entregar de presente. Esse é o grande mote deste livro e das aulas que estão apresentadas nele. A gente tenta fazer o aluno chegar até o conhecimento, num processo constante de construção.” Nos capítulos do livro estão reunidas aulas desenvolvidas ao longo dos últimos anos por Og, por seus colegas professores da Entomologia e por muitos de seus pós-graduandos, com sugestões sobre como ensinar diversos conteúdos entomológicos.

Organizado pelo professor e pelas doutorandas Maria Lacerda e Ana Teixeira, o livro foi publicado pela editora CopIt ArXives, especializada em livros digitais totalmente gratuitos. A publicação já pode ser baixada, sem qualquer custo. Voltado especialmente para professores, o trabalho já está circulando entre profissionais de diversas instituições brasileiras. “Temos visto o interesse de diversos professores, de instituições variadas, e muitos inclusive têm enviado o material nos grupos de seus laboratórios, para que o pessoal comece a usar. A receptividade tem sido muito boa”, comemora Maria. 

Veja o livro aqui! 

BioHQ 3: Biologia em Quadrinhos
Idealizada por professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a terceira edição do projeto “Bio HQ: Biologia em Quadrinhos” é a primeira totalmente voltada para a entomologia. Na obra estão onze histórias em quadrinhos que desvendam os segredos da ciência dos insetos. Cada história é assinada por autores diferentes. O professor Angelo Pallini e os pós-graduandos Caio Henrique de Assis, Rafael Iasczczaki e Gabriel Beghelli apresentam os ácaros em “Batalha nas sombras”, enquanto a professora Madeleine Venzon e os egressos Douglas Ferreira e Jéssica Martins tratam do controle de pragas do café em “Guardiões do café: a épica jornada do Crisopídeo no Cerrado”. 

A série de livros Bio HQ tem a missão de popularizar a ciência, apresentando pesquisas reais realizadas em diversas instituições públicas brasileiras. A terceira edição, organizada pelos professores João Agreli, Solange Cristina Augusto e Rosângela Dantas de Oliveira, foi semi-finalista do Prêmio Jabuti acadêmico, na área de ilustração. 

Veja o livro aqui! 

Cupins da América do Sul
A obra lançada este mês pela editora UFABC é uma coletânea de trabalhos recentes em termitologia, incluindo três capítulos escritos pelo professor Og de Souza. Coordenador do Laboratório de Termitologia da UFV, Og foi convidado pelos organizadores a apresentar parte dos resultados de sua equipe, ao lado de cientistas de toda a América do Sul. 

“Dos meus três capítulos, tem um que eu particularmente gosto que é ‘Como e por que formular hipóteses da termitologia’, que é muito válido para qualquer pessoa que estiver escrevendo tese, e não necessariamente em entomologia. Discuto como se constroi uma hipótese científica”, conta o professor. Os demais capítulos tratam do fenômeno do inquilinismo em cupins e do papel desses insetos como engenheiros do ecossistema. 

Organizado pelos professores Alberto Arab, Ives Haifig e Tiago Carrijo, o livro está disponível em versão digital gratuita.

Veja o livro aqui! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *