Perfil: Ricardo Ribeiro de Castro Solar

O estudante do doutorado em Entomologia, Ricardo Ribeiro de Castro Solar, passou um ano em Lancaster, no Reino Unido, pesquisando sobre biodiversidade e conservação de insetos. Ricardo é integrante da Rede Amazônia Sustentável, um projeto internacional que busca compreender como a atividade humana influencia na biodiversidade da Amazônia Oriental brasileira. Ricardo realizou a coleta de dados no Brasil e a análise foi feita no Lancaster Environment Centre, onde o estudante contou com a orientação do pesquisador Jos Barlow. No Brasil, Ricardo é orientado pelo professor da UFV, José Henrique Schoereder.

Ricardo conta que o tempo que passou no norte da Inglaterra, vivendo outra cultura científica, foi muito enriquecedor para a sua pesquisa. “Os dados foram analisados de forma mais holística” – avalia. Interagindo com um “grupo amplo e coeso”, que reúne pesquisadores de vários táxons, Ricardo afirma que ampliou o seu horizonte de pesquisa. Aumentaram as suas publicações e melhorou a escrita dos artigos. O rigoroso inverno europeu e a inexistência de feriados também favoreceram para que Ricardo se dedicasse integralmente à pesquisa.

Quando retornou ao Brasil, em setembro de 2013, Ricardo sentiu bastante a diferença climática. “Isso foi o mais complicado” – afirma. Ele conta que na Inglaterra, só foi ver uma formiga após sete meses. Imagina o desafio que não foi para ele esse período, já que Ricardo tem como hobby a fotografia de insetos. Pelo visto, em Lancaster, faltou a luz natural ideal para as lentes do fotógrafo e a biodiversidade tropical para a qual Ricardo estava acostumado a direcionar sua objetiva.

A estadia na Inglaterra pode até não ter favorecido a fotografia, mas lá, Ricardo pôde se aperfeiçoar para tirar o máximo proveito das mídias que ele costuma utilizar como aliadas na pesquisa. Além de um curso sobre apresentação de pôsteres, Ricardo, que também é blogueiro, fez um curso sobre utilização de blogs e redes sociais para divulgação científica. No blog Photography and Conservation, Ricardo compartilha as fotos que tira entre uma amostra e outra. Vale a pena acessar e conferir as belas imagens.

Atuando numa das frentes da Rede Amazônia Sustentável, Ricardo estuda, especificamente, o efeito dos diversos sistemas de uso da terra sobre a biodiversidade de formigas, besouros coprófagos e abelhas de orquídeas.  Para coletar os dados da sua pesquisa, ele passou nove meses no estado do Pará. Nesse período, Ricardo morou na cidade de Paragominas. Para ele, viajar pelo seu país também foi um grande aprendizado. “O norte é muito rico culturalmente e é bem diferente do que se vive aqui, por exemplo. Tem palavras no vocabulário que eu não conhecia e hábitos com os quais eu não estava acostumado, como abandonar a cama e dormir numa rede” – descreve.

Na Rede Amazônia Sustentável, Ricardo interage com mais de 100 pesquisadores, que buscam identificar os principais problemas e avaliar as implicações sociais e ecológicas do uso da terra na Amazônia Oriental brasileira. O projeto reúne pesquisadores de 30 instituições nacionais e estrangeiras, como: Lancaster University, University of Cambridge, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Instrumentação Agropecuária, Museu Paraense Emílio Goeldi, UFV, Universidade Federal de Lavras, entre outras. Saiba mais sobre a Rede Amazônia Sustentável.