Professor Gustavo Martins assume coordenação do Programa

O professor Gustavo Ferreira Martins assume nesta quarta-feira, 1º de setembro, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Entomologia. Gustavo é egresso do Programa, pelo qual obteve seu mestrado, em 2004, e professor do Departamento de Biologia Geral da UFV, sendo credenciado na Entomologia desde 2010. Ele assume o cargo deixado pelo professor Simon Elliot, que esteve por 8 anos e meio à frente da coordenação.

Gustavo foi eleito para o cargo por seus colegas orientadores. “Pra mim é um compromisso institucional. Sou ex-aluno da Entomologia, uma boa parte do que aconteceu na minha carreira se deve ao Programa, ao investimento que foi feito em mim desde que cheguei à universidade como docente. É um caminho natural, e me sinto feliz por segui-lo depois de anos orientando estudantes e fazendo parte da comissão coordenadora”, diz o novo coordenador, destacando a importância do Programa. “A partir do momento em que se surgiu essa possibilidade (de assumir a coordenação), eu não poderia agir de outra forma”.

Para o professor, seu maior desafio será manter o curso com seus padrões de excelência, que garantem a nota 7 na avaliação da Capes, considerando o cenário atual de menor distribuição de verba e de oportunidades. “Precisaremos otimizar nossa atuação, e esse será um grande desafio: manter o foco e garantir nossa produção científica.”

Nova etapa
Simon seguirá como membro da comissão coordenadora do Programa, e pretende intensificar sua dedicação à pesquisa e ao ensino. “Eu tenho no momento nove doutorandos, um ótimo grupo para trabalhar. Então vou investir na pesquisa, nas disciplinas que estou ofertando, na edição de trabalhos para livros e revistas. Tenho mantido colaborações muito interessantes com a Fiocruz, com a Epamig, com a Unesp, e com outras instituições, e quero dedicar mais tempo para isso.”

Além de Simon, formam a comissão coordenadora do Programa os professores Frederico Falcão Salles e Madelaine Venzon, além dos representantes discentes Bruno Franklin e Jhon Lopez.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves