Entomologia abre processo seletivo com vagas para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia publica nesta segunda-feira, 11 de setembro, edital com abertura de novas vagas para os cursos de mestrado e doutorado, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024.

Está prevista a distribuição de dez vagas para o mestrado (oito para ampla concorrência e duas reservadas às políticas afirmativas) e três vagas para o doutorado. O número de bolsas oferecidas, no entanto, depende da liberação pelas agências de fomento (CAPES, CNPq ou FAPEMIG), podendo haver alteração na previsão inicial.

As inscrições poderão ser feitas a partir desta terça-feira, 12 de setembro, às 8h, e serão aceitas até o dia 25 de outubro, às 23h30 (horário de Brasília). O processo de inscrição deve ser feito exclusivamente pela internet, neste endereço.

A seleção se dará por meio de uma prova escrita, no dia 1º de novembro. A prova será a mesma para candidatos ao mestrado e ao doutorado e será realizada utilizando o GoogleForms. Na etapa seguinte, será feita uma avaliação do histórico escolar e do currículo dos candidatos. A última etapa será uma arguição oral, entre os dias 20 e 24 de novembro, em horários a serem definidos.

O resultado final deve ser publicado a partir de 27 de novembro, e as aulas terão início em 4 de março de 2024.

Todas as orientações aos candidatos, como documentos exigidos para inscrição, detalhes das etapas de avaliação e resultado final estão disponíveis no edital – acesse aqui

Nesta página, além do edital, os candidatos encontram links para documentos essenciais e eventuais atualizações importantes.

Foto: Frederico Salles

The Postgraduate Program in Entomology publishes a notice opening new vacancies for master’s and doctoral courses. Opportunities are for admission in the first semester of 2024.

Ten positions are for the master’s degree (eight for broad competition and two reserved for affirmative policies) and three positions for the doctorate. The number of scholarships offered, however, depends on the release by funding agencies (CAPES, CNPq or FAPEMIG).

Applications can be made from Tuesday, September 12th, and will be accepted until 11:30 pm (Brasília time) on October 25th, exclusively via the internet (click here to access the enrollment system of UFV).

The selection will take place through a written test, on November 1st, followed by an evaluation of the school record and curriculum. The last step will be an oral interview, on days and times to be defined.

The final result must be published from November 27th, and classes will start on March 4th.

All guidelines for candidates, such as documents required for enrollment, evaluation stages and final result are available in the public notice – access here.

On this page, in addition to the announcement, candidates will find links to essential documents and any important updates.

Photo: Frederico Salles