Inscrições e preparativos para o VI Simpósio de Entomologia estão a todo vapor

As inscrições para o VI Simpósio Internacional de Entomologia começaram nesta semana e os números já demonstram que teremos casa cheia nesta edição, a exemplo das edições anteriores. Só no primeiro dia de inscrições, mais de 50 inscritos já garantiram a sua participação. A comissão organizadora está empenhada para que o Simpósio, que será realizado entre os dias 15 e 20 de setembro, na UFV, seja um evento que transmita conhecimentos, complemente a formação dos participantes, bem como possibilite a troca de informações sobre as perspectivas da Entomologia no Brasil e no Mundo e propicie a troca de experiências entre profissionais e estudantes de graduação e pós.

De acordo com as coordenadoras gerais do Simpósio, as doutorandas Elem Fialho Martins e Mayara Loss Franzin, “o tema do Simpósio é bem amplo: Perspectivas em um mundo em transformação. Portanto, traremos diversos temas do mundo da entomologia nas palestras, mesas redondas e minicursos. Além disso, vamos abordar as diferentes carreiras profissionais que a entomologia pode nos proporcionar, dentre elas, a pesquisa, o ensino e o empreendedorismo. Vamos ter pessoas importantes desses diferentes ramos profissionais contando sobre suas experiências, além da presença de egressos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV, agregando maior valor ao Simpósio”.

_MG_6488Parte dos integrantes da comissão organizadora do VI Simpósio Internacional de Entomologia.

Ao todo, 38 integrantes se dedicam à organização do VI Simpósio Internacional de Entomologia. Além das doutorandas, a organização do evento conta com a presidência do professor Eraldo Rodrigues de Lima e com a participação de mais 35 estudantes de mestrado e doutorado, divididos entre as comissões Científica, Social e Divulgação, Financeiro, Secretaria e Infraestrutura. Desde o dia 5 de julho de 2018 eles começaram os preparativos para que o evento aconteça no mês de setembro. Conscientes do trabalho ainda que têm pela frente para garantir que solenidade de abertura, palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos, minicursos e concursos saiam conforme o planejado, as coordenadoras gerais destacam: “Cada comissão possui um coordenador, escolhido pela maioria dos membros da própria comissão. Os coordenadores possuem autonomia para resolver e tomar decisões frente aos mais variados assuntos que dizem respeito à sua comissão. Ressaltamos que para alcançar o sucesso esperado, é de extrema importância a existência e o trabalho atribuído a cada uma das comissões, bem como o trabalho realizado pela Coordenação Geral”.

Na sua última edição, realizada em 2015, o evento reuniu aproximadamente 700 participantes, que estiveram em Viçosa (MG) para discutir temas emergentes da Entomologia. Agora em 2019, a Comissão Organizadora também espera recepcionar representantes de vários estados brasileiros. Isso porque “antes mesmo da data oficial do evento ser divulgada, informações relacionadas ao Simpósio foram solicitadas por pessoas de várias regiões do Brasil”.

_MG_6474Para quem está planejando vir a Viçosa, já inscreva-se pelo site www.simposioentomologia.ufv.br e garanta a sua participação no Simpósio. As inscrições estarão com preços especiais até o dia 22 de abril. Pelo visto, quem se inscrever não terá motivos para se arrepender: “Os participantes podem esperar um Simpósio tão sensacional quanto foi em 2015. Teremos palestrantes renomados do Brasil e do exterior, tornando nosso Simpósio rico em conhecimento e experiência. Além disso, teremos muita interação, seja nos contatos profissionais, nas confraternizações ou nos intervalos e coffee break. Aguardem um evento multidisciplinar e interessante”.

Para ficar por dentro de todas as informações, siga o VI Simpósio de Entomologia no Facebook e também no Instagram @simposioento.ufv .

VI Simpósio Internacional de Entomologia