Homenagem a três professores da UFV é marcada por emoção

Os professores José Henrique Schoereder, Lúcio Antônio de Oliveira Campos e Paulo Sérgio Fiuza foram homenageados pela admirável trajetória que construíram na UFV, em especial, pela relevante contribuição ao PPG em Entomologia. Ao longo de vários anos, eles foram, e ainda são, referência, respectivamente, nas áreas de ecologia de comunidades, genética de abelhas e taxonomia de insetos. A manhã de homenagens dedicada a eles aconteceu no dia 19 de setembro, durante o VI Simpósio Internacional de Entomologia.

A mensagem aos três professores recém-aposentados foi de gratidão e reconhecimento: “Agradecemos pela atuação na formação de milhares de alunos de graduação e pós-graduação, bem como pela valiosa contribuição à ciência. A passagem desses professores pela UFV foi marcada pela generosidade, seriedade e total dedicação ao ensino, pesquisa e extensão. Por isso, nós do VI Simpósio Internacional de Entomologia, junto ao Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV, deixamos aqui os nossos sinceros agradecimentos pelos valiosos anos de dedicação”.

Uma vez professor, sempre professor

Simpósio_Entomologia_quinta_manhã5O professor José Henrique Schoereder possui graduação em Ciências Biológicas (1981), mestrado em Ecologia (1985), ambos pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Ecologia (1994) pela University of Southampton (Inglaterra). Ele possui experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, comunidades, Formicidae, interações, herbivoria, Atta, fragmentação, comportamento e cerrado.

Simpósio_Entomologia_quinta_manhã35O professor Lúcio Antônio de Oliveira Campos possui graduação em Ciências Biológicas (1972), mestrado em Genética (1975) e doutorado em Genética (1977), todos pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de genética, com ênfase em genética animal, atuando principalmente nos temas casta e hormônio juvenil. No ano de 2015, durante as comemorações dos 89 anos da UFV, ele foi agraciado com a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino, sendo o responsável pela implantação do primeiro Programa de Educação Tutorial na UFV.

Simpósio_Entomologia_quinta_manhã22O professor Paulo Sérgio Fiuza Ferreira possui graduação em Ciências Biológicas (1973), mestrado em Entomologia (1978), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado em Entomologia (1993) pela Texas A&M University (Estados Unidos). Realizou pós-doutorado (2002) no National Museum of Natural History, Smithsonian Institution, em Washington D.C. (Estados Unidos). Possui experiência na área de taxonomia dos insetos Hemiptera – Heteroptera, com ênfase em Miridae. Ele foi curador do Museu Regional de Entomologia de 1978 até a sua aposentadoria, no fim de 2018.

Durante a homenagem no VI Simpósio Internacional de Entomologia, os professores rememoraram fatos marcantes de suas trajetórias e deixaram uma mensagem de encorajamento aos jovens pesquisadores que assim como eles o fizeram no passado, hoje almejam construir uma admirável trajetória no ensino, na pesquisa e/ou na extensão. Para quem viu e ouviu, “os três professores falaram brilhantemente, foi emocionante. Diante de tudo o que foi dito, o que mais marcou foi eles dizendo que precisamos viver, pois há coisas que não cabem no Lattes, a vida é muito mais que publicar artigos”. Citando Fernando Sabino: “De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro”.

One Comment on “Homenagem a três professores da UFV é marcada por emoção

1. Tive a honra de ser aluna destes três excepcionais mestres….a eles meu muito obrigada.