O período que se encerrou foi diferente para a mestranda Lorena Contarini Machado. Estudante do mestrado em Produção Vegetal, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Lorena passou um semestre na UFV, cursando disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e estagiando no Laboratório de Interações Inseto-Microrganismo. Para Lorena, a breve experiência lhe proporcionou uma aprendizagem que vai além das disciplinas: “o contato com pessoas de opiniões e culturas diferentes também desempenhou um papel fundamental para o meu crescimento neste período na UFV”.

Se dedicando às pesquisas sobre Fitossanidade (Entomologia), sob a orientação do professor da UFES Hugo José Gonçalves dos Santos Junior, Lorena sempre teve interesse em cursar disciplinas que envolvessem a ênfase da sua linha de mestrado: “Foi daí que surgiu a ideia de cursar disciplinas no PPG em Entomologia da UFV, principalmente pela qualidade e por ser referência na área. Assim, no segundo semestre de 2014, entrei em contato com os professores responsáveis pelas disciplinas do meu interesse solicitando à permissão para cursá-las”.

Lorena se matriculou nas disciplinas Ecologia de Populações, Fisiologia de Insetos e Seminário. Ela conta que a sua adaptação foi bem rápida: “Inicialmente, fiquei ansiosa. Contudo, aos poucos fui interagindo com os professores e pós-graduandos. Todos foram muito receptivos e parceiros para me auxiliar nas dúvidas e dificuldades que surgem a todo ‘calouro’”.

Assim que chegou à UFV, Lorena tratou logo de se envolver em outras atividades para aproveitar ao máximo a sua estadia em Viçosa. “Na primeira semana, procurei o professor Simon Luke Elliot, solicitando estágio no seu grupo de pesquisa. Prontamente, ele abriu as portas do seu laboratório para a minha participação. Essa oportunidade foi muito importante, pois pude conhecer novas pesquisas e aprender com a experiência dos demais colegas da equipe. Fiquei maravilhada com a receptividade que tive e como foram abertos para me envolver em suas pesquisas e partilhar da construção do conhecimento crítico com as discussões semanais realizadas” – afirma.

Com a defesa da sua dissertação prevista para 2016, Lorena pretende tentar o processo seletivo do PPG em Entomologia e não descarta a possibilidade de retornar à UFV para fazer o doutorado.

One Comment on “Estudante da UFES cursa um semestre na UFV e garante que a experiência valeu a pena

1. Lorena: versátil, alto-astral, esforçada, interessada e muito proativa. Torço muito para que ela passe no doutorado da Entomologia e que escolha o Laboratório de Interações Inseto-Microrganismo como local de trabalho.